Marketing para Vaquinhas Online e Financiamento Coletivo

Como financiar seu Jogo via Vaquinha Online

Financiar seu jogo com Vaquinha Online é uma realidade! Então, você tem uma boa ideia de jogo e quer torná-la realidade? Boa notícia: Gamers estão arrecadando milhões com crowdfunding ao redor do mundo e este movimento está apenas começando. No Brasil, por exemplo, campanhas de financiamento coletivo para jogos estão batendo e superando metas (veja Caçadores da Galáxia). E, se você ainda não pensou na possibilidade financiar seu jogo via crowdfunding, está perdendo uma ótima oportunidade.

Em 2013, crowdfunding faturou mais de US$ 6 bilhões e contribuiu para tirar vários projetos do papel. Games, Tech e Empreendedorismo correspondem a 16,9% mercado mundial (mais de 2.3 bilhões de reais!). No Kickstarter, plataforma de crowdfunding americana, Gaming foi a categoria que mais arrecadou contribuições em 2012 – cerca de $ 83 milhões. E quando falamos de Gaming, nos referimos aos jogos de RPG, de cartas, de tabuleiros, acessórios e também jogos de computador.

Este grande sucesso das campanhas de crowdfunding atraiu diversos gamers ao longo dos últimos anos, em plataformas do exterior e também do Brasil, que começaram a perceber que esta seria uma ótima opção para, enfim, colocar seus projetos no ar.

Você sabia que das 30 campanhas de maior sucesso ao redor do mundo, mais da metade são de Jogos?
Então, confira o que vários criadores fizeram antes, durante e depois para divulgar suas campanhas e atingir o maior número de contribuidores.

Contato com os usuários

As plataformas de crowdfunding dão total liberdade para que os gamers criem a sua campanha (texto, imagens, vídeos). E, ao lançar sua campanha, você estará em contato direto com os usuários de seu jogo – fato que antes não seria possivel, a não ser por email, formulário de contato no site ou outra forma de comunicação não tão interativa.

Algumas plataformas de crowdfunding possuem um espaço para atualizações (tipo um Blog) e o ideal é que seja utilizado com bastante frequencia, pois é a forma mais rápida de se comunicar com todos os contribuidores de sua campanha. Nele, o criador pode inserir atualizações de seu game, como está o processo de criação, informar notícias relevantes. Outra ferramenta interessante é a parte de comentários da campanha, todos que contribuem podem deixar comentários e avaliações para o jogo.

Ouvir o que o usuário tem a dizer e, se possível, adaptar o jogo de acordo com a demanda do mercado, fará com que você tenha uma chance maior de sucesso com sua campanha de crowdfunding.

A comunidade de Jogos torce por você

A comunidade de games torce pelo seu sucesso!

Conhecer seu público permite que os jogos que atendam a um nicho específico possam expandir seu público e se tornar um sucesso. Campanhas de crowdfunding bem divulgadas, ultrapassam barreiras e acabam atingindo um público muito maior.

Contribuidores de campanhas de jogos tendem a compartilhar e disseminar a informação sobre a campanha no Facebook, Twitter e outras mídias sociais. Muitos fazem isso, pois querem que o jogo alcance a meta campanha e seja lançado. No Brasil, a comunidade de jogos é bastante ativa e muitas campanhas já alcançaram valores expressivos (de até R$ 240 mil) para financiar seus jogos.

Quem cria uma campanha de crowdfunding de jogos precisa estar sempre disponível para atender seus fãs apaixonados que, antes, interagiam em convenções, fóruns online, grupos de redes sociais mas, agora, vão interagir via plataforma de crowdfunding – facilitando o contato. Por isso, durante o planejamento, adicione o tempo que possivelmente gastará respondendo perguntas e interagindo com os fãs.

Sua campanha de crowdfunding será o seu trabalho

Antes de pensar em criar uma campanha, crie uma equipe de trabalho. Sim, uma equipe. Não pense que será fácil gerenciar uma campanha de crowdfunding, requer dedicação total.

Menino com super poderes

“Eu não tenho ideia como é que alguém faz isso tendo uma única pessoa. Todos os dias nós vamos para a cama às 2 ou 3 da manhã”, diz Wozniak, criador da campanha Shovel Knight que teve quase 14 mil contribuições e arrecadou $ 311 mil. Aliás, a meta da campanha era de $ 75 mil e Wosniak diz que só conseguiu chegar aos $ 311 mil graças ao apoio dos fãs.

Revise sua campanha antes do lançamento

Muitas campanhas requerem uma elaboração detalhada do projeto. Para jogos, é essencial que a sua campanha tenha vídeo, por exemplo. Além de diversas ilustrações sobre o jogo e o máximo de informações sobre o projeto.

Muitos criadores falham neste ponto, lançam campanhas não atrativas, que não despertam o interesse do usuário. Por isso, se você ainda não tem elementos de arte para seu jogo, crie-os antes de lançar sua campanha. Pois, este será um fator importante para obter sucesso.

Revise sua campanha o máximo possível. Mostre para seus familiares e amigos antes de lançá-la, eles poderão te dar feedbacks importantes sobre sua campanha.

Embora você possa alterar as informações da campanha após o lançamento, algumas coisas não podem ser alteradas, como as descrições de recompensas e meta, por exemplo.

Vídeos impulsionam o seu sucesso

Como já confirmado, campanhas de crowdfunding com vídeos arrecadam muito mais e em Jogos, eles são ainda mais importantes. Muitas vezes, os usuários que acessam a página clicam primeiro no vídeo e depois leem outras informações sobre a campanha.

Importância do vídeo nas campanhas de crowdfunding

Os vídeos são a única parte da campanha que não precisam seguir o contexto da campanha. Eles devem ser capazes de vender a ideia do jogo de forma independente – mesmo se compartilhado nas mídias sociais e outros sites pela internet.

Se apresente, fale sobre seu projeto e porque precisa da contribuição e, se possível, o mais importante, mostre imagens do jogo para despertar a vontade dos usuários em contribuir.

Recompensas atrativas

Se quer aguçar ainda mais o interesse de seus fãs, ofereça recompensas super atrativas. Elas podem determinar o sucesso de sua campanha.

Para os jogos que são entregues digitalmente, pense em recompensas físicas, tais como camisas, cópias físicas do jogo ou outros produtos personalizados para os níveis de recompensa mais altos – você tem de levar em consideração os custos de produção e de entrega.

Os brasileiros Sandro Tomasetti, Daniel Kai e Joe Junior, criadores da campanha “Gryphon Knight Epic”, ofereceram como recompensa participação na criação de uma das seis fases previstas ou virar um personagem do jogo.

Pense nas recompensas, mas também pense na logística e viabilidade para entregá-las. Não ofereça algo que será oneroso para entregar, pois você precisará embutir todo o valor de entrega das recompensas em sua meta de arrecadação.

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