A campanha de vaquinha online, também chamada de crowdfunding ou financiamento coletivo, surge como uma alternativa mais rápida e menos burocrática de, finalmente, publicar sua história. Pois, conta com a participação de centenas de pessoas para lançar a seu projeto – familiares, amigos, fãs e parceiros.
Sabemos que uma grande dificuldade atualmente é chamar a atenção de investidores ou grandes patrocinadores. Quando conseguem, ainda passam pela etapa de aprovação – que pode demorar e, eventualmente, não ser aprovada, já que os investidores normalmente fazem apostas seguras em projetos que mais seguros e que tenham mais chances de dar certo, ou seja, existe muita burocracia!
Presentes nos Estados Unidos desde 2008, os sites de vaquinha online, internacionais e brasileiros também, estão cada vez mais aperfeiçoados para atender as necessidades dos usuários – os criadores e contribuidores das campanhas de crowdfunding. Isso permitiu o crescimento bastante acelerado do setor em 2014, uma expansão de 167%, atingindo 16,2 bilhões dólares arrecadados, bem acima dos US $ 6,1 bilhões em 2013.
Sites de vaquinha online no Brasil também estão seguindo este crescimento e algumas campanhas chegam a arrecadar mais de R$ 1 milhão. Por isso, se você tem uma ideia incrível mas falta grana para realizá-la, separamos algumas dicas para promover sua campanha antes de ser lançada, durante o andamento e depois que for encerrada!
A promoção é a chave do sucesso de sua campanha e é importante começar a fazê-la mesmo antes da campanha ser lançada. Assim, você instiga curiosidade e já cria um círculo de amigos que, mais para frente, vão se tornar seus divulgadores com o famoso boca a boca.
Antes do lançamento da campanha de crowdfunding
- Não guarde sua ideia para si mesmo. Nós temos o costume de só contar uma novidade para as pessoas depois que já deu certo ou já foi realizado. Esse é o momento de contar sobre o seu projeto para todo mundo!
- Antes da sua campanha de vaquinha online ir ao ar, separe pelo menos um mês para divulgação – os projetos que fizeram isso tiveram um sucesso maior desde o dia de lançamento;
- Crie um plano de marketing que inclua os dias anteriores ao lançamento, todos os dias em que sua campanha estiver no ar e também o pós campanha. Inclua as ações de divulgação em cada canal que utilizar, metas pessoais de quanto você pretende arrecadar em cada semana, em quais momentos você vai atualizar seus contribuidores e por aí vai.
- Se ainda não tiver, crie uma conta no Twitter e uma página do Facebook para seu projeto e comece a criar sua rede de contatos. Assim, quando a campanha estiver no ar, você já terá uma base sólida. Aproveite também para começar a criar expectativas no seu público e aumentar o engajamento. No exemplo abaixo, Caçadores da Galáxia criou um grupo secreto no Facebook e centralizou todas as discussões dos contribuidores e criadores da campanha.
Durante a campanha no ar
- Use a base de contatos que você construiu no último mês. Agora que a campanha está no ar, mantenha a promoção que foi feita anteriormente e adicione pequenas novidades aos poucos.
- Comece divulgando o link da campanha para as pessoas mais próximas a você: família, amigos, colegas de trabalho – eles podem te dar um primeiro feedback e sugestões que você não havia pensado – e, eventualmente, expanda esse público.
- Mande um e-mail amigável para toda sua rede, explicando sobre a campanha de captação, o projeto e como eles podem te ajudar a torná-lo realidade.
- Use e abuse das redes sociais. Facebook e Twitter são veículos que contam com uma ferramenta de compartilhamento – ou retweet -, o que torna mais rápido e fácil de sua campanha se espalhar.
- Responda as menções feita a você em todas as redes sociais. Tire todas as dúvidas e dê atenção àqueles que podem te dar qualquer feedback. Sua página ficará mais interativa.
Tente contato com pequenos veículos de imprensa, como os jornais locais ou segmentados – com o seu tema – e prepare um release para enviá-los.
- Se achar necessário, exponha seu orçamento. As pessoas gostam de saber onde e como o dinheiro investido está sendo gasto. Muitos não sabem quantas etapas existem no processo todo, nem o número de funcionários e, muito menos, a taxa da plataforma de crowdfunding.
Depois que finalizar a campanha de crowdfunding
- Sua campanha chegou ao fim e pode ter sido um grande sucesso – ou não -, mas seu trabalho não ainda não acabou.
- Atualize os contribuidores em relação ao valor arrecadado e como ele será usado, quais são as próximas etapas a seguir do seu processo e quando eles devem receber as recompensas.
- Agradeça a todos que colaboraram de algum jeito, financeiramente ou não.