Aprenda sobre Financiamento Coletivo

Como conseguir dinheiro online e obter financiamento para abrir um negócio

Dinheiro é essencial para abrir um negócio. Não adianta ter uma excelente ideia, um produto ou serviço inovador se você não tiver dinheiro para investir. E conseguir financiamento com bancos ou grandes investidores está cada vez mais difícil, pois com a crise financeira, as instituições ficaram cada vez mais exigentes ao escolher os projetos em que vão apostar seu dinheiro. Soma-se a isso as altas taxas de juros aplicadas no Brasil e a grande burocracia exigida para liberar financiamento para projetos em fase inicial. E pronto, muitos empresários acabam desistindo ou frustando-se antes mesmo de conseguir abrir seu negócio.

Já outros empresários possuem parte do dinheiro, necessitando apenas de um complemento financeiro para tirar a sua ideia do papel. Enfim, sem dinheiro, não há como fazer a roda girar e lançar o seu negócio. E, como o aporte inicial é uma parte importante, se planeje, calcule todo o valor que precisa para iniciar o negócio. Desta forma, saberá o valor que precisará investir e de quais formas conseguirá o dinheiro.

Arrecade dinheiro online para obter financiamento e abrir seu negócio

Como dito, um obstáculo para muitos empresários que estão pensando em abrir seu negócio é a falta de capital. Alguns chegam a se desfazer de bens ou pegam empréstimos e, muitas vezes, acabam se endividando. Devido a isso, financiamento coletivo tem se tornado um meio atrativo e desburocratizado para ajudar as empresas no momento em que mais precisam, obter verba para a fase inicial.

Colocando tijolos para construção

Com financiamento coletivo (ou crowdfunding como também é chamado), você conta com a contribuição financeira de centenas e até milhares de pessoas que acreditam no seu projeto, seja ele um produto, um serviço ou alguma outra ideia que você queria lançar. Cada um colabora com a quantia que se sentir confortável, seja R$ 10, R$ 50, R$ 500 ou mais. Financiamento coletivo parte do princípio de que juntos somos mais fortes!

Por isso, se antes era necessário convencer os bancos ou investidores de que sua ideia é viável e merece receber um investimento, hoje, com financiamento coletivo, abrem-se possibilidades até então inexistentes ou inalcançáveis para certos empreendedores. Agora é possível arrecadar dinheiro através de uma multidão que acredita na sua ideia; transformar contribuidores em futuros clientes; e o melhor, é possível arrecadar muito mais do que a meta estipulada para iniciar seu negócio.

Vantagens de conseguir dinheiro para seu negócio através do financiamento coletivo

Através da campanha de financiamento coletivo para empresas é possível saber se um determinado serviço ou produto fará sucesso entre os consumidores. Muitas empresas, inclusive, já utilizam esta forma de arrecadação de fundos para analisar itens como:

  • comportamento do consumidor: quantos acessos, compartilhamentos, em qual canal minha campanha obteve melhor desempenho?
  • preferências: variações de produtos e quais obtêm melhor aceitação.
  • e também logística: quantos itens posso produzir sem haver desperdício?

Dicas de como criar uma campanha de arrecadação de dinheiro para financiar seu negócio

1. Escolha a plataforma de financiamento coletivo que melhor se adéqua a sua proposta. Todas as plataformas têm o mesmo objetivo: auxiliar a arrecadação de fundos do seu projeto, mas algumas contam com diferenciais. Se você é novato em financiamento coletivo, o ideal é que seja assessorado de perto pela plataforma. A Kickante, por exemplo, possui assessoria de marketing gratuita, maximizando as chances de alcançar o objetivo de meta de sua campanha de arrecadação.

2. Saiba como explicar seu negócio. É importante que conte para os contribuidores o que é o seu projeto e como pretende utilizar o dinheiro. Diferentemente de investidor, você não precisa mostrar um planejamento detalhado de marketing do seu negócio, basta apenas convencer os usuários de que sua ideia é boa e merece cada contribuição.

3. Estipule uma meta de arrecadação condizente com os custos de lançamento da empresa ou de seu produto, se esse for o caso, mais as taxas administrativas e custos com as recompensas que precisará confeccionar e enviar. Além disso, tente se planejar ao máximo para evitar imprevistos e surpresas ruins ao longo do caminho (por isso, é importante calcular exatamente quanto de dinheiro você precisará para abrir o seu negócio). Escolha uma meta realista, assim você se sentirá muito mais motivado para alcançá-la.

Seta no alvo

4. Pense nas recompensas que serão oferecidas aos seus contribuidores, elas são parte importante de sua campanha. Sempre que alguém contribuir, receberá uma recompensa em troca. Mas, são recompensas simbólicas, não precisa ser nada caro. Pense no valor emocional da recompensa. Por exemplo, se a sua empresa vai prestar serviços, ofereça-o em primeira mão aos contribuidores. Se você visa arrecadar dinheiro para lançar um produto, nada mais justo do que dar o produto como recompensa para quem contribuir e acreditar na sua ideia mesmo antes de lançada. Campanhas assim, que oferecem produtos inovadores e exclusivos, que não se encontram no mercado, têm mais chances de ser um sucesso.

6. Tenha uma boa rede de contatos. Você pode maximizá-la antes mesmo de a campanha ir ao ar, falando sobre seu projeto e instigando a curiosidade, assim quando a campanha estiver lançada, já terá potenciais contribuidores. Essa rede de contatos será primordial para o boom inicial de sua campanha. Muitos contribuidores se motivam a contribuir ao perceber que sua campanha está sendo um sucesso e conseguindo muitas contribuições. É o efeito onda, uma contribuição puxa a outra 😉

7. Peça feedbacks sobre sua campanha. Antes de lançar, mostre a campanha para seus amigos e familiares. Eles poderão dar um feedback e sugerir melhorias que você não havia pensado. Se estiver tudo ok, é hora de divulgar!

8. Por fim, use as redes sociais para divulgação de sua campanha. Para a maioria das campanhas, as redes sociais, principalmente o Facebook, corresponde o canal mais importante para a captação de fundos e sua utilização deve ser diária.

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