O episódio mais assistido de Game of Thrones, o último season finale, teve 8,11 milhões de telespectadores. Enquanto isso, um grupo musical a capella do YouTube recebe 10 milhões de visualizações por semana. Assim como os seriados, os Youtubers têm fãs fervorosos que não perdem um vídeo sequer.
O ponto não é que essas personalidades da internet vão substituir o conteúdo televisivo – sempre haverá um lugar no coração do público para assistir os tão queridos seriados -, mas sim que YouTubers e artistas independentes estão conquistando audiências iguais ou maiores que os canais abertos e pagos de TV, e através de uma abordagem bem diferente.
A proximidade é valiosa
A abordagem utilizada pelos Youtubers, que também vem sendo muito usada por outros artistas, é a aproximação com os fãs. Através do Youtube a abordagem é mais natural, pois apesar de estarem falando com milhares ou até milhões de pessoas ao mesmo tempo, fazem parecer uma conversa entre amigos de anos.
A impessoalidade de um artista ao falar com seus fãs pode ser a chave do fracasso. Entretanto, ao falar com os fãs individualmente você os torna especiais dando a cada um a atenção merecida.
Quando os artistas e celebridades interagem diretamente com seu público, o retorno aparece, geralmente, em contribuições maiores e níveis de engajamento exponencialmente mais elevados. Além disso, os que promovem essa interação com mais frequência – diariamente ou mais de uma vez por dia – também veem mais retorno.
A capacidade desses artistas de se conectarem diretamente com seus fãs realmente dá um novo sentido para a interatividade e intimidade entre você e seu público.
Qualidade é melhor que quantidade
Alex Day – um cara que provavelmente você não conhece – lançou seu álbum no mesmo dia que Justin Timberlake lançou o seu novo CD, 20/20 Experience. Alex estreou no iTunes em uma colocação melhor que Justin.
Achou estranho? Apesar de não ter uma base de fãs tão grande quanto a de Timberlake, os fãs de Alex se preocupam profundamente com ele. Eles têm uma relação mais próxima, talvez, porque o rapaz mostre parte de sua vida através do YouTube. Então, quando ele pediu apoio aos fãs para comprarem seu álbum, o retorno foi imediato.
Histórias como a de Alex não são raras nos dias de hoje. Os artistas estão fomentando suas bases de contato através de ferramentas antigas e novas no mercado.
Artistas que criam uma intimidade com os seus fãs e lançam campanhas de arrecadação (ou financiamento coletivo) para viabilizar seus CDs, DVDs ou Shows, geralmente, possuem um retorno acima do esperado – uma das premissas do financiamento coletivo é aproximar ainda mais o artista de seus fãs, criando uma relação mais íntima. Os fãs têm a possibilidade de adquirir o produto do artista antes de sê-lo vendido em loja e, para o artista, é uma forma avaliar a receptividade e a aceitação do público através de um pré-lançamento.
As redes sociais já são muito utilizadas e vêm se mostrando cada vez mais importante. O Brasil ocupa a segunda posição mundial na utilização de Instagram, a terceira no Facebook e a décima no Twitter. Já o Snapchat e o Periscospe são novidades que ainda estão entrando na rotina dos artistas.
O que todas têm em comum é que permitem que os artistas compartilhem com mais frequência seus pensamentos, sentimentos, desejos, entre outros.
Seja você!
Não se esqueça que seus fãs te conhecem – às vezes, melhor do que você imagina -, e o mais importante dessa individualização é a sua autenticidade. Não tente parecer o que você não é. Somos todos seres humanos, temos dias bons e ruins e seus fãs compreendem isso!
Você é um artista e precisa de fundos para tirar seu projeto do papel? Crie sua campanha e comece a engajar seus fãs agora mesmo!
Artigo original http://techcrunch.com/2015/08/22/the-future-for-artists-and-celebrities-and-youtubers-is-direct-intimacy/?ncid=tcdaily