É comum, ao buscar por vaquinha online, você encontrar algumas referências ao matchfunding, ou seja, o nome dado ao investimento realizado por empresas financiadoras e grupos de apoiadores. No entanto, essa modalidade não é tão conhecida como o famoso crowdfunding, estratégia adotada por muitos empreendedores.
Entenda melhor as principais diferenças entre o crowdfunding e o matchfunding, analisando os benefícios oferecidos por cada um e como funciona uma vaquinha online.
O que é matchfunding?
A origem da palavra matchfuding vem da união de duas palavras inglesas, “combinação” e “financiamento”, assim, a tradução em português tornou-se “financiamento misto”.
Desse modo, não deixa de ser uma campanha de financiamento coletivo, porém a arrecadação é realizada por dois grupos: instituições financiadoras e pessoas físicas.
Em outras palavras, funciona da mesma maneira que uma vaquinha, mas uma parte dos recursos vem de pessoas comuns, enquanto a outra parcela é feita por instituições com grandes quantias para impulsionar as campanhas.
Nesse sentido, o financiamento misto consegue alcançar objetivos maiores mais rapidamente, pois recebe quantias mais altas, facilitando o desenvolvimento do projeto.
O que é crowdfunding?
Por outro lado, o crowdfunding é uma maneira inovadora para conseguir arrecadação de dinheiro online para a viabilização de ideias, serviços e produtos. Assim, são utilizadas plataformas para buscar colaboradores que se identificam com a sua campanha.
Desse modo, essa modalidade é um financiamento coletivo direto, com alto potencial para retorno. No entanto, é voltado para projetos específicos, por exemplo, o investimento em uma empresa.
Existem diversos segmentos que podem adotar essa estratégia, como: agronegócio, setor imobiliário, educação, saúde, social, entre outros.
Qual a diferença entre crowdfunding e matchfunding?
A principal diferença é que as plataformas de crowdfunding utilizam a mobilização popular para arrecadar fundos, enquanto o matchfunding conta com a ajuda da comunidade, como também recebe o apoio da iniciativa privada.
Outro ponto é que na segunda modalidade, ou seja, no financiamento misto, o criador da campanha consegue impulsos maiores para os projetos, motivados pelas grandes quantias doadas pelas empresas.
Em outras palavras, no financiamento misto as doações funcionam como patrocinadores, então as metas estabelecidas são atingidas com maior facilidade e, consequentemente, o projeto tem maiores chances de sucesso.
As campanhas para arrecadar dinheiro online são fundamentais para a viabilização de serviços e produtos. Pensando nisso, a Central da Vaquinha oferece diversas opções para abrir vaquinha online e criar a sua campanha.
Entre em contato e transforme as suas ideias em realidade!