Artistas, cineastas, ONGs, esportistas e até pesquisadores brasileiros estão descobrindo a vaquinha online – ou o financiamento coletivo ou crowdfunding, como também é chamado – como uma forma efetiva de conseguir dinheiro para seus projetos.

A vaquinha online é um modelo de economia colaborativa e funciona assim: alguém com uma boa ideia lança uma campanha de arrecadação e recebe doações em dinheiro para  torná-la realidade.

Diferente do modelo de investimento já conhecido, em que poucas pessoas (físicas ou jurídicas) investem um alto montante em um projeto, na vaquinha online a captação de recursos vem através de um grande de número de contribuidores de valores menores.

página da campanha Gênero, Raça e Periferia na Europa, na Kickante
página da campanha Gênero, Raça e Periferia na Europa, na Kickante

Existem dois tipos de vaquinha: Tudo ou Nada – em que, se a meta for alcançada até o prazo estipulado, o criador recebe o valor arrecadado, caso contrário o valor é devolvido integralmente aos contribuidores – e também a Flexível – em que o criador recebe o valor arrecadado independente de bater a meta da campanha.

Mercado mundial

O atual cenário econômico e o aumento de desemprego colaboraram indiretamente para a popularidade dos sites de vaquinha. São sites democráticos, que permitem que qualquer pessoa, de qualquer classe e que precise de dinheiro para alguma causa, receba doações.

Falando em números, a arrecadação online já é muito bem explorada em outros países. Em 2013, o mercado mundial representou U$ 6 bilhões, sendo que, no ano anterior, foram U$ 2.66 bilhões. Nos Estados Unidos, um dos principais mercados de financiamento coletivo, 21% das campanhas lançadas atingem suas metas.

página da campanha do Santuário Animal, na Kickante
página da campanha do Santuário Animal, na Kickante

O potencial de crescimento no Brasil é enorme, o brasileiro é um dos povos que mais doa. Gostamos de ajudar. E com a divulgação da vaquinha online, a tendência é aumentar o número de atletas, artistas e startups que buscam a esta forma de arrecadação para conseguir dinheiro de maneira rápida e segura.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o financiamento coletivo e a vaquinha online se tornaram importantes para a população, ajudando pessoas a custear tratamentos de saúde, causas pessoais e também  lançando diariamente novos produtos, artes e serviços, em campanhas que chegam a coletar US$ 14 milhões em 60 dias de arrecadação.

Diferenciais das plataformas brasileiras

Os brasileiros são muito generosos por natureza, mas poucos já tinham o hábito de colaborar em sites de vaquinha online.

A Kickante se destaca no quesito inovação. Permite que o criador receba o dinheiro arrecadado independentemente da meta ser alcançada – através da campanha Flexível – e parcela as doações em até seis vezes (porém, o criador da vaquinha recebe à vista). Além disso, também possui a opção de Eventos do Bem, em que é possível arrecadar dinheiro para uma ONG que você goste, tornando você um voluntário digital.

Outro diferencial está nas ferramentas voltadas para o aprendizado dos criadores de campanhas, ajudando assim a profissionalizar o segmento no Brasil. Há diverso conteúdo (dicas, blogs e vídeos) disponíveis na internet.

Os sites também permitem o pagamento com boleto, transferência bancária e cartão de crédito. Sua tecnologia é moderna e segura. Conheça todas as plataformas de vaquinha no site Crowdfunding no Brasil.

Viu como é fácil e simples? Comece a arrecadar dinheiro hoje mesmo!