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Marketing para Vaquinhas Online e Financiamento Coletivo

Emails na Vaquinha Online | Central da Vaquinha

Já começamos o texto afirmando que emails na vaquinha online funcionam! Por mais incrível que pareça, os e-mails já se mostraram o instrumento mais eficaz para chamar as pessoas para sua campanha de vaquinha online – também chamado de financiamento coletivo. Entretanto, ao mesmo tempo em que são um poderoso canal de comunicação, também são muito transitórios e podem ficar para trás em um instante.

Tão rápido como um doador pode chegar à página da sua campanha, ele pode perder o interesse e apagar a mensagem. É por isso que é extremamente necessário que o e-mail seja bem elaborado para chamar a atenção e não provocar reações negativas.

Separamos algumas dicas para tornar o seu e-mail marketing mais eficaz.

Assunto chamativo

Seu e-mail de captação de recursos será um fracasso se o destinatário nem ao menos abri-lo. A linha de assunto é sua única chance de convencer aquela pessoa a ler sua mensagem.

As duas características que devem conter o assunto do seu e-mail são precisão e curiosidade. Deve ser preciso e claro, visto que a finalidade do assunto é dizer às pessoas sobre o que é o corpo do e-mail. Se o assunto for desconexo ao conteúdo do e-mail, o leitor pode se sentir enganado.

Quanto a curiosidade, é o elemento que agarra a atenção do leitor e faz ele querer abrir o e-mail e ver mais. Uma pergunta ou declaração surpreendente são formas legais de chamar a atenção.

Antes de enviar seu e-mail de chamada para a sua campanha, faça um brainstorm com alguns possíveis assuntos e opte pelo mais chamativo.

Caminho do e-mail

Conteúdo claro e conciso

Uma vez que o leitor abre seu e-mail, ele decidiu te dar uma chance de lhe dizer algo. Porém, lembre-se que o leitor pode abandonar ou eliminar a sua mensagem a qualquer momento. É por isso que o conteúdo do seu e-mail deve ser claro, preciso e envolvente.

As organizações, muitas vezes, se veem tentados a contar toda a sua trajetória até chegar no presente e na necessidade da campanha de crowdfunding. Textos longos raramente são lidos até o final e é por isso que devemos abordar de maneira rápida e leve apenas os pontos extremamente relevantes:

  • Qual é sua campanha?
  • Que impacto ela terá sobre algo ou alguém?
  • Como ajudar?

Não se esqueça de sempre colocar o link da campanha e do seu próprio site para quem quiser informações adicionais. Algumas pessoas vão sentir a necessidade de pesquisar mais sobre a instituição ou sobre o projeto, mas não é necessário que isso seja escrito no e-mail.

Fique atento também ao tom da sua mensagem. Leve em consideração a comunicação já existente da sua organização – mais apelativo, divertido, sério, etc. E independente do tom, tente ser positivo e pró-ativo para que estimule esses sentimentos no leitor.

Uma importante peça do conteúdo do seu e-mail de crowdfunding é o apelo à ação, ou seja, a frase ou imagem que vai incentivar o leitor a concluir a ação – contribuir com a campanha. Um botão de redirecionamento com cores vivas é ideal, pois chama a atenção do leitor e é de fácil clique, mesmo se você estiver usando uma tela sensível ao toque.

Layout agradável

Geralmente, quando falamos em e-mail pensamos apenas no que está escrito, mas a aparência e o design são tão importantes quando o texto. O objetivo é fazer com que o e-mail seja agradável aos olhos e fácil de ler. Assim como o conteúdo, é sempre melhor que o layout seja simples e direto.

  • Coloque sua marca na mensagem: inclua o logotipo da sua organização ou sua assinatura personalizada para mostrar profissionalismo.
  • Formate o texto para os leitores: se o texto do seu e-mail não for legível, os destinatários nem tentaram lê-lo. Use uma fonte simples e bonita em um tamanho adequado.
  • Inclua uma imagem poderosa que pode inspirar o leitor a tomar uma atitude. Porém, lembre-se que a imagem deve ser apenas um adendo ao texto e não deve substitui-lo.

A facilidade e eficiência do e-mail faz com que seja uma grande ferramenta para as campanhas de financiamento coletivo. A maioria das organizações já utilizam os recursos de e-mail em sua estratégia de arrecadação de fundos, mas muitos ainda precisam refinar sua abordagem.

É fácil! Comece com uma linha de assunto intrigante, mantenha sua mensagem clara e concisa e certifique-se de expressar a sua marca e missão para que o leitor conclua a ação.

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