Aprenda sobre Financiamento Coletivo

Como captar recursos para Projetos Ambientais

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade são temas muito discutidos no Brasil. Qualquer tipo de organização que não recebe suporte do governo sofre para conseguir verba para realizar seus projetos, pesquisas, entre outros, pois o processo é bastante burocrático, além de demorado.

Geralmente, as organizações procuram empréstimos ou investimentos de pessoas que concordem em investir (em alguns casos, até arriscar) seu dinheiro no projeto. Mas, através do financiamento coletivo – ou crowdfunding como também é chamado -, os responsáveis por essas organizações descobriram uma alternativa mais rápida, prática e não burocrática de captar recursos.

Uma boa vantagem para as organizações ambientais é que a plataforma de crowdfunding realiza todos os papéis cruciais no processo de captação: recebe e registra as contribuições por você; contabiliza a quantidade já arrecadada e estima quanto ainda falta para alcançar o objetivo financeiro; algumas, como a Kickante, oferece gratuitamente dicas e estratégias de divulgação; e, por fim, o site também registra os dados dos apoiadores da causa para o seu controle e para, eventualmente, ao final das arrecadações, retribuir quem doou com recompensas simbólicas. Assim, a equipe de captação da ONG pode ser mais enxuta e focar seu tempo em estratégias de divulgação da campanha de crowdfunding, a fim de captar o máximo de contribuições possível.

Vantagens do crowdfunding para projetos ambientais

Temos visto o crowdfunding sendo usado por empresas e profissionais inovadores para levantar capital para os seus produtos, bem como por artistas que procuram financiar seus empreendimentos criativos. Sabendo disso, algumas organizações ambientais também já estão começando a utilizar o grande potencial deste recurso cada vez mais popular.

fotografando-populacoes-tradicionais
Foto da campanha Fotografando Populações tradicionais 

Os tempos são difíceis para qualquer ONG e a categoria de meio ambiente tem sido uma área de crescimento enorme para o financiamento coletivo ao longo do tempo, com campanhas de projetos ambientais e de conservação.

Mas, além da captação de recursos em si, o crowdfunding também aumenta a consciência da população. Esta forma de captação gera uma grande quantidade de adeptos e uma rede de pessoas comprometidas que apoiam a causa de vários jeitos diferentes, não só financeiramente. Com o grande alcance das campanhas de crowdfunding, muitos ficam sabendo da causa/projeto e, além de tornarem-se contribuidores recorrentes, tornam-se voluntários passando a ajudar mais ativamente nos projetos ambientais da organização.

Quem habita ou frequenta a cidade de São Paulo sabe da precariedade dos rios que beiram as Marginais Tietê e Pinheiros. Por isso, a Associação Águas Claras do Rio Pinheiros criou uma campanha para a despoluição do rio e dos córregos que formam sua bacia.

A importância das mídias sociais para a captação de recursos

Qualquer organização que já realizou uma campanha de financiamento coletivo sabe qual é a importância de ter redes sociais ativas – elas são um dos maiores e melhores instrumentos para arrecadação.

Entretanto, precisam ser postagens contínuas para que tragam um retorno significativo. Se você faz um post uma vez por mês, as pessoas já vão ter esquecido sobre o que se trata seu projeto e o objetivo dele.

Um dos pontos fortes do financiamento coletivo é seu alcance – uma vez que uma campanha é lançada na plataforma de crowdfunding escolhida, é preciso marcar presença nas redes sociais para atrair as pessoas para o site e incentivá-los a contribuir.

Outra vantagem é a acessibilidade. Há um número grande de pessoas com pouco tempo para navegar na internet pelo computador e, para eles, se algo aparece no telefone ou no tablet, podem simplesmente clicar para contribuir e finalizar o processo muito rapidamente.

Outros fatores proporcionados pelo financiamento coletivo são a exposição e engajamento do público. Quando se lança uma campanha de captação de recursos, há um envolvimento mais profundo com os seus contribuidores e, assim, você cria uma base de pessoas que podem te ajudar a espalhar a mensagem.

Enfim, crowdfunding revela diversos benefícios, além do financeiro, para o seu projeto ambiental decolar. Com o apoio de pessoas que acreditam na sua ideia ou projeto, a sua organização poderá fazer muito mais pelo meio ambiente!

Você também pode gostar...