Muitos empresários que sonham em abrir uma nova empresa têm pensado duas vezes devido à dificuldade de conseguir investidores. Como promessa de melhorar esse cenário, o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding tem se tornado um grande aliado de empresários de todos os setores para resolver o problema do aporte inicial.
Com a crise financeira, os bancos e investidores ficaram cada vez mais exigentes ao escolher os projetos em que vão apostar seu dinheiro. Soma-se a isso as altas taxas de juros aplicadas no Brasil e a grande burocracia exigida para liberar financiamento para projetos em fase inicial.
Com o crowdfunding para empresas, é possível arrecadar fundos através de uma multidão que acredita em sua ideia; e o melhor, de um jeito rápido, fácil e desburocratizado.
Confira algumas dicas para captar o aporte inicial de sua startup
- Escolha a plataforma de crowdfunding que melhor se adequa a sua proposta. Todas as plataformas têm o mesmo objetivo: auxiliar a arrecadação de fundos do seu projeto, mas algumas contam com diferenciais. Se você é novato em crowdfunding, o ideal é que seja assessorado de perto pela plataforma. Algumas possuem assessoria de marketing gratuita, maximizando as chances de alcançar o objetivo de meta de sua campanha.
- Saiba como explicar seu negócio. É importante que conte para os contribuidores o que é o seu projeto e como pretende utilizar o dinheiro. Diferentemente de investidor, você não precisa mostrar um planejamento detalhado de marketing do seu negócio, basta apenas convencer os usuários de que sua ideia é boa e merece cada contribuição.
- Estipule uma meta de arrecadação condizente com os custos de lançamento da empresa ou de seu produto, se esse for o caso, mais as taxas administrativas e custos com as recompensas que precisará confeccionar e enviar. Além disso, tente se planejar ao máximo para evitar imprevistos e surpresas ruins ao longo do caminho. Escolha uma taxa realista, assim você se sentirá muito mais motivado para alcançá-la.
- Pense nas recompensas que serão oferecidas aos seus contribuidores, elas são parte importante de sua campanha. Se a sua empresa vai prestar serviços, ofereça-o em primeira mão aos contribuidores. Se você visa arrecadar fundos para lançar um produto, nada mais justo do que dar o produto como recompensa para quem contribuir e acreditar na sua ideia mesmo antes de lançada. Campanhas assim, que oferecem produtos inovadores e exclusivos, que não se encontram no mercado, têm mais chances de ser um sucesso.
- Tenha uma boa rede de contatos. Você pode maximizá-la antes mesmo de a campanha ir ao ar, falando sobre seu projeto e instigando a curiosidade, assim quando a campanha estiver lançada, já terá potenciais contribuidores.
- Peça feedbacks sobre sua campanha. Antes de lançar, mostre a campanha para seus amigos e familiares. Eles poderão dar um feedback e sugerir melhorias que você não havia pensado. Se estiver tudo ok, é hora de divulgar!
- Por fim, use as redes sociais para divulgação. Para a maioria das campanhas, as redes sociais, principalmente o Facebook, corresponde o canal mais importante para a captação de fundos e sua utilização deve ser diária.
Precisa de fundos para tirar sua Startup do papel? Crie logo a sua campanha de arrecadação e conte com a contribuição de milhares de pessoas que acreditam na sua ideia!