Muito tem se falado sobre vaquinha solidária (ou financiamento coletivo ou crowdfunding), mas você sabe o que é e como criar a sua vaquinha para arrecadar dinheiro para realizar seus sonhos e projetos?

Vaquinha solidária é quando várias pessoas se identificam com a sua causa (o motivo pelo qual necessita de dinheiro) e resolver ajudar financeiramente. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

post sobre a vaquinha na Kickante
post sobre a vaquinha na Kickante

Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que desejar. A contribuição pode ser pela causa ou em troca de uma recompensa. A recompensa pode ser um agradecimento em rede social, um CD, uma camiseta personalizada, ingresso para shows, entre outros. Veja algumas abaixo:

Qualquer pessoa pode criar vaquinha solidária

Qualquer causa que não desrespeite nenhuma lei do nosso país pode ter sua campanha de arrecadação e receber doações – Exemplo: causas pessoais, custear tratamentos de saúde, ONGs, projetos de empreendedorismo, esportes, música, etc.

E sabe o melhor? Não tem burocracia! Antes, era preciso provar por A+B a um banco, patrocinador, filantropistas, distribuidores ou investidor anjo que o seu projeto é viável e pode sim fazer sucesso. Agora, os trâmites são outros e quem deve ser convencido é o seu público-alvo, que contribuirá para a realização de seu sonho ou projeto.

post sobre a vaquinha Shopping Virtual para Bonecas Negras
post sobre a vaquinha Shopping Virtual para Bonecas Negras

Há algum risco de se arrecadar com uma vaquinha solidária?

A vaquinhha solidária é uma forma 100% segura pelos seguintes motivos:

  • Você consegue estipular o valor real que precisa para colocar seu sonho ou projeto em prática;
  • Não há taxas abusivas como acontece nos financiamentos bancários e empréstimos.
    • Se a pessoa optar pela campanha Tudo ou Nada e bater sua meta, é cobrada a taxa administrativa do site de vaquinha. Se sua vaquinha não bater a meta, o valor arrecadado é devolvido aos colaboradores e não é cobrada nenhuma taxa.
    • Já na campanha Flexível, independente de bater a meta, mantêm-se a taxa administrativa;
  • Você coloca a sua vaquinha no ar e já começa a arrecadar!
  • Não fica com dívida em bancos ou com terceiros.

Diferença entre Vaquinha Solidária, Financiamento Coletivo, Crowdfunding

Se está na dúvida sobre o que vaquinha solidária, financiamento coletivo, crowdfunding significam e qual deverá utilizar para arrecadar dinheiro para seu projeto, saiba que são a mesma coisa. Isso aí, com as três, você pode arrecadar dinheiro para sua causa!

Há um vídeo bem legal sobre como funciona a vaquinha:

Pronto para criar a sua vaquinha solidária?

Acesse o nosso passo a passo de criar e tenha uma vaquinha solidária de sucesso!