Quando falamos de produtos inovadores é que as campanhas de financiamento coletivo, geralmente, obtêm mais sucesso. Quem contribui com as campanhas, prefere colaborar com algo que não se encontre em lojas ou pela internet e que tenha algum fator de exclusividade.
Até a Sony está utilizando financiamento coletivo para alguns de seus produtos. A multinacional já criou três campanhas e, com isso, espera obter o feedback dos usuários em relação aos produtos e validar se é viável ou não produzi-lo em larga escala. Ela espera validar a aceitação e avançar com ideias de produtos que não são tão convencionais, diferente dos outros diversos produtos que ela possui. Desta forma, só lançará aqueles produtos que tiverem uma boa aceitação e popularidade. Diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”.
“Captação de fundos não é o ponto aqui”, disse um porta-voz da Sony. “Financiamento coletivo nos ajuda a recolher o feedback dos early adopters antes dos produtos irem para o mercado (early adopters são usuários que gostam de testar novidades assim que são lançadas, pode ser uma rede social ou produto de tecnologia, por exemplo).”
No Brasil, um dos criadores da campanha “1º box de beleza, com produtos cruelty free!” – empresa que produz kits de produtos cosméticos voltados para veganos -, Andrew Pedro, contou que eles não tinham como financiar o projeto se não recorressem à uma plataforma de financiamento coletivo. Segundo ele, a ideia não chamou a atenção de investidores do setor, mas fez sucesso entre o público-alvo. Para o empresário, o modelo é uma forma não só de levantar a ideia, mas também de testar se a ideia faz realmente sentido. E, com o sucesso de arrecadação de R$ 18 mil, eles resolveram usar a campanha de financiamento coletivo como vitrine para buscar investidores maiores e continuar o processo de produção (e já foram contatados por alguns investidores!).
Vantagens do Financiamento Coletivo para Produtos Inovadores
Através da campanha de financiamento coletivo, é possível saber se um determinado serviço ou produto fará sucesso entre os consumidores. Muitas empresas, inclusive, já utilizam o financiamento coletivo para analisar itens como:
- comportamento do consumidor: quantos acessos, compartilhamentos e em qual canal minha campanha obteve melhor desempenho?
- preferências: devo criar variações de produtos? quais obtêm melhor aceitação?
- e também logística: quantos itens posso produzir sem haver desperdício?
Em apenas 1 ou 2 meses, enquanto sua campanha arrecada, já é possível avaliar os itens acima e chegar à conclusão se você deve ou não seguir em frente com o seu projeto, se deve fazer alterações ou simplesmente desistir da ideia.
As plataformas de financiamento coletivo também ajudam os empresários a compreender realmente o seu negócio para que eles possam apresentá-lo da melhor forma (sendo ainda mais convincentes e firmes) para capitalistas de risco, investidores anjo ou outro tipo de investidor.
Por isso, pense bem em seu projeto antes de criar uma campanha de arrecadação. O público gosta de produtos ou serviços inovadores, algo que eles não encontrem em lojas ou pela internet, tem que ser exclusivo. Ninguém ficará ansioso para adquirir um travesseiro, mas se ele tiver sensores que massageiam a sua cabeça e melhora o seu sono, todo mundo vai querer!