Ícone do site Vaquinha Online e Virtual – Central da Vaquinha

O Sucesso dos Games em Financiamento Coletivo | Central da Vaquinha

sucesso-games-crowdfunding

As campanhas de financiamento coletivo estão, cada vez mais, beneficiando as produtoras de games.  A ”vaquinha virtual” mantém os empresários da área mais seguros, pois o desenvolvimento dos jogos estão com custos bem maiores que antigamente (veja como arrecadar verba para seu jogo com financiamento coletivo).

No ano de 2015, foram arrecadados cerca de 46 milhões de dólares, por meio do financiamento coletivo, no mundo dos games. A campanha que mais arrecadou mais foi a ”Shemnue 3”, onde foi arrecadado cerca de seis milhões de dólares.

Ao todo, 7.466 campanhas de financiamento coletivo foram lançadas, no último ano, com uma taxa de sucesso de 30%. Destas, 374 atingiram sua meta de financiamento. Esse resultado dobra, a cada ano, segundo a pesquisa, comparado ao ano de 2014.

A campanha do cardgame cooperativo ”Heróis e Monstros”, obteve um grande sucesso em suas metas. Lançado pelo site da Kickante, a campanha arrecadou cerca de R$ 55 mil, quando sua meta era apenas de mil reais. O projeto oferecia como recompensa, uma caixa do jogo e, dependendo da quantia, o contribuidor recebia diversos brindes ligados ao game.

Vantagens do financiamento coletivo para os gamers

Esta nova forma de financiamento permite que o criador avalie a aceitação de seu jogo e receba feedback dos usuários em relação ao projeto. Muitas empresas, como a Sony, também estão utilizando o crowdfunding para fazer esta análise prévia de seus produtos. Assim, os criadores só lançam seus projetos se houver demanda, ajustando as expectativas.

O mais legal é que você ganha divulgação gratuita de seu jogo, pois os contribuidores tendem a compartilhar e disseminar a informação sobre a campanha no Facebook, Twitter e outras mídias sociais. Muitos fazem isso, pois querem que o jogo alcance a meta da campanha e seja lançado. No Brasil, a comunidade de jogos é bastante ativa e muitas campanhas já alcançaram valores expressivos (de até R$ 240 mil) para financiar seus jogos.

É muito simples criar uma campanha de crowdfunding, o sucesso dela depende de você, é só convencer os adeptos de games a se identificarem com seu trabalho. Boa sorte!

Sair da versão mobile