O equity crowdfunding democratizou o acesso ao capital para as empresas e permitiu que os investidores, de todos os tipos, tenham novas oportunidades. Nele, o contribuidor não recebe recompensas, mas ganha uma participação acionária na empresa em troca do investimento. É uma mão na roda para os empreendedores que estão longe dos grandes centros urbanos, já que o processo é 100% online, diminuindo custos de possíveis viagens para encontro com investidores.
Dicas para criar a sua campanha de equity crowdfunding:
Se sua empresa quer arrecadar fundos por meio do crowdfunding, o primeiro passo para o sucesso é escrever um plano completo, que contempla o seguinte:
Ter uma equipe de planejamento de projetos: Esta equipe irá analisar e planejar todos os aspectos da campanha, incluindo pesquisa e contratação de ajuda externa, conforme necessário, e a escolha de quais plataformas de mídia serão usadas para divulgação.
Distribuir as responsabilidades com a equipe: Uma campanha bem sucedida tem uma variedade equipe bem atuante. Certifique-se de que você definiu claramente quem é responsável pelo que, em sua equipe.
Mensagens para os visitantes de sua campanha:
Uma estratégia de mensagens para os visitantes é o fator mais importante na condução de uma campanha bem-sucedida. Ao elaborar sua mensagem, aconselhamos que:
Concentre-se no investidor tanto quanto no produto: O produto oferece uma estratégia para seu contato com o público, mas para atingir o máximo de interesse das pessoas, o foco também deve estar sob seu investidores.
Inspire o engajamento no investidor: Deixe claro como eles podem fazer a diferença, por meio de sua aplicação na empresa. As mensagens devem enfatizar o quanto o interessado é importante para o projeto.
Exemplo de equity crowdfunding bem sucedido
Com uma reserva de 45 milhões e mais de 11 mil investidores, a campanha da Elio Motors representa um dos equitys crowdfunding mais bem sucedido, até agora.
Ele apresenta um projeto focado no investidor, salientando que eles poderiam ajudar a realizar o ”sonho americano” e mudar o mundo pra melhor.
Para ganhar confiança de seus investidores, você não pode postar textos e mensagens desleixadas, na mídia. Suas publicações tem que ser de alto nível. Se ninguém na sua equipe tem uma especialização adequada, nesse quesito, você pode contratar profissionais no mercado, pois tal investimento será pago por si mesmo, quando sua campanha estiver alcançado sua meta.
A Elio Motors investiu em blogueiros e youtubers especializados em automóveis para divulgas sua campanha. Na primeira semana, foi gerado mais de cinco milhões de acessos a campanha, arrecadando 9 milhões, o que representa 20 por cento do montante total da meta.
Sempre faça um link de suas campanhas com as redes sociais, patrocine eventos e concursos com o mesmo tema e seja criativo em suas mensagens para o público-alvo a ser atingido.