Há uma muitos de exemplos de campanhas de crowdfunding que não conseguem atingir a sua meta de arrecadação. É um risco que qualquer campanha corre.
Hoje, como as plataformas evoluíram, muitos projetos estão se tornando mais profissionais, mitigando o risco de não arrecadar a meta da campanha e seu projeto não ser lançado.
Em 2012, Dragonfly lançou um produto que era parte inseto, parte drone e buscavam contribuição no projeto chamado ”Robô Dragonfly”, um micro veículo aéreo.
Campanha lançada precipitadamente
Mais de 3.200 pessoas contribuíram com mais de US $ 1,1 milhões, na plataforma Indiegogo. Eles se precipitaram em apresentar o projeto, em novembro de 2015, tendo diversos problemas em sua campanha crowdfunding, que tornou o projeto ineficiente.
Quando o projeto fez 3 anos, os criadores fizeram um pedido de desculpas ao público, afirmando que estavam com problemas em dar continuidade no projeto, na área mecânica, e que sem contribuidores e mais financiamento, não poderiam concluí-lo.
Em nenhum momento, os criadores demonstraram algum tipo de fraude na campanha, mas é claro que os contribuidores ficaram decepcionados com os problemas durante a criação do produto. A empresa criada pra comercializar o drone, parece ter agido de boa fé, mas, no final, o projeto estava condenado por problemas persistentes na fabricação.
Este é um bom aprendizado para criadores de campanhas de tecnologia: jamais iniciar a campanha de crowdfunding sem um protótipo de trabalho. Mesmo quando a equipe tem qualificações e para criar o produto, o risco aumenta dramaticamente quando o desenvolvimento ainda está em um estágio inicial.
Veja também sobre a campanha Coolest Cooler que não foi sucesso de primeira, mas em sua segunda tentativa, se tornou uma das maiores arrecadações em crowdfunding no mundo!
É isso, crowdfunding é paciência e persistência. E, no final, pode te dar muitas alegrias e realizar sonhos!