Todo mundo sabe que as mídias sociais são uma ferramenta de comunicação muito poderosa hoje em dia e no financiamento coletivo não é diferente.
Junto com os e-mails, as mídias sociais se tornaram o jeito mais fácil de contar a história da sua campanha, pedir feedback, agradecer e atualizar seus contribuidores sobre o processo.
Identifique a melhor mídia social para seu projeto
Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você, de acordo com o tipo de projeto de crowdfunding, e foque nelas.
- Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho.
- Se você tem um projeto de crowdfunding de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo.
- No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual postagem teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência. É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.
Melhores horários para divulgar seu projeto de crowdfunding
Entretanto, para que a divulgação que você faz nas mídias sociais tenha, de fato, melhor eficácia, é importante descobrir quais são os dias e horários em que seus amigos, fãs, familiares e possíveis contribuidores estão online e vão ser atingidos.
O Twitter tem um horário de pico específico das 12h às 18h, de segunda a quinta-feira. Em geral, pessoas usam durante ou após o período de almoço e curtem ler os tweets e links postados nessa rede social. Tweets curtos, com menos de 100 caracteres, geram mais engajamento que os maiores.
O horário de pico de audiência no Facebook é das 13h às 15h, em dias de semana. Na realidade, ocorre um aumento gradual a partir das 9h da manhã, chegando ao topo às 15 horas. Seguir esse horário vai te garantir mais visualizações e, consequentemente, mais engajamento.
A rede social das fotos e vídeos está se popularizando cada vez mais. Os horários de maior interação entre usuários variam entre os dias úteis e finais de semana. De segunda à sexta, a hora certa para postar é entre 17h e 18h. Já no sábado e domingo, onde ocorre um pico ainda maior, o tiro certeiro é das 13h às 18h. Use os filtros e hashtags que mais geram impacto e pegue seu público de jeito.
Essa rede social é marcada pela sua forte relação com o âmbito profissional e, não à toa, seu pico acontece fora do horário comercial. Antes ou depois dele há bastante acesso, mas o principal é realmente após as 17h ou 18 horas, de terça à quinta-feira, dias da semana que recebem mais acessos de pessoas de negócios.
Esse é o caminho que você deve seguir para fazer sucesso e atingir seu público nas mídias sociais. Porém, vale lembrar que esse também é o momento de maior concorrência, quando todo mundo está ativo na rede e, portanto, seu post pode acabar se perdendo no meio das muitas atualizações — principalmente no Facebook. Por isso, mantenha a qualidade e frequência das postagens para que consiga alcançar todo mundo. Experimente sempre, veja a diferença nos resultados e faça as devidas adaptações.
Crowdfunding é persistência, é preciso divulgar diariamente a sua campanha para obter melhores resultados em contribuições.