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12 passos para arrecadar fundos | Central da Vaquinha

Já é certo que o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, se tornou a forma mais rápida e prática de arrecadar fundos para tirar uma ideia do papel. Artistas, esportistas, projetos sociais, causas animais, entre outros, já se beneficiaram com o modelo de economia colaborativa.

Por isso, separamos algumas dicas para fazer com que sua campanha de crowdfunding seja um sucesso!

  1. Pesquise cases antigos

A investigação é fundamental para qualquer campanha de captação de recursos. Criar um plano de captação sem ao menos saber o que funciona ou não em sua categoria e com seu público pode levar à decepção e desperdício de tempo.

Busque projetos anteriores, bem sucedidos e não. Pergunte aos seus amigos, familiares e seu público-alvo o que eles pensam sobre o seu projeto e certifique-se de incluir o seu feedback.

  1. Escolha uma plataforma

O Brasil já conta com diversas plataformas de crowdfunding, cada uma com suas peculiaridades. Procure aquela que melhor atenderá suas expectativas. Se você for novato no assunto, garanta que a plataforma de sua escolha te dará o auxílio necessário durante o processo. A Kickante, oferecem assessoria de imprensa e uma equipe de marketing à sua disposição.

  1. Defina seu objetivo e deixe-o claro na descrição

As pessoas podem desistir de se comprometer com a sua campanha se eles não entenderem exatamente o que você está fazendo. Grande parte das descrições de campanha são redigidas a partir do ponto de vista do criador, mas garanta que outras pessoas entenderão sua proposta ao entrar na página.

Foque no objetivo da sua campanha e responda questões como: qual a importância das contribuições, o que você vai viabilizar com o dinheiro arrecadado, qual é o seu objetivo com essa captação de fundos e o que o contribuidor ganhará ao te ajudar.

  1. Tenha uma história convincente

Interesse humano é um grande fator de atração das pessoas para o crowdfunding. As pessoas querem saber quem você é. Existem milhares de campanhas ativas com as quais eles podem contribuir, mas sua história e trajetória são somente suas. Use-as ao seu favor.

  1. Defina uma meta realista

Estude seu orçamento e inclua todos os gastos do processo de viabilização da ideia. Porém, mantenha a meta realista e nunca peça mais do que o necessário. Se sua campanha tiver uma meta incompatível com seu projeto, são grandes as chances de você se decepcionar com o resultado.

Projetos bacanas com metas realistas frequentemente arrecadam uma quantia muito maior do que a planejada inicialmente. Se achar necessário, exponha o orçamento ao público para que eles entendam o porquê de a meta ser aquela.

  1. Ofereça recompensas atrativas

O crowdfunding é ótimo porque dá às pessoas a chance de colaborar com a realização do projeto e ser recompensado por isso. Se você arrecada fundos para desenvolver um produto ou serviço, nada mais justo do que oferecê-los em primeira mão para seus contribuidores.

As recompensas não precisam, necessariamente, ser um produto físico. Você pode proporcionar uma experiência única, que o contribuidor não consegue comprar em nenhum outro lugar.

Certifique-se de que suas recompensas são atrativas e divertidas. Defina preços justos e esteja aberto à ajustes se você perceber que algumas recompensas estão dando mais retorno do que outras.

  1. Certifique-se de que sua campanha é atraente

Separar um tempo para deixar sua página visualmente agradável, limpa e organizada pode impressionar os contribuidores e fazê-los ficar em sua campanha por mais tempo – e possivelmente contribuir.

Estímulos visuais são sempre bem-vindos. Seu texto deve ser claro e direto e, se possível, contar com imagens e/ou vídeos que ilustrem o que está escrito. Filmar e editar um vídeo pode ser a parte mais demorada da sua campanha de crowdfunding mas o resultado é sempre recompensador. O vídeo deve ser curto, direto ao ponto e mostrar sua personalidade – as pessoas tendem a contribuir mais quando se sentem mais próximas do criador da campanha.

  1. Mantenha contato com seu público

As campanhas com mais atualizações e comentários são, normalmente, as mais visitadas. Isso porque o público sente mais credibilidade quando um criador mantém os fãs atualizados. Além disso, atrai novos contribuidores, chama a atenção da imprensa e dá aos contribuidores uma razão para continuar falando sobre seu projeto.

  1. Abuse das redes sociais

Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você de acordo com onde está seu público e foque nelas. Veja em qual rede você possui um maior público ou maior engajamento. Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo. No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência. É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.

  1. Procure influenciadores da sua categoria

Faça uma pesquisa sobre os principais sites, blogs e pessoas envolvidas com o tema da sua campanha e tente contatá-los. Escreva um artigo ou press release e apresente a eles seu projeto. É uma via de mão dupla: você ganha mais visibilidade e dá para eles um conteúdo para falarem sobre.

  1. Mantenha-se organizado

Fazer um plano de marketing para sua campanha de crowdfunding é uma boa maneira de não ficar sobrecarregado durante o período em que ela estiver no ar. Faça um cronograma com as ações e estratégias e suas respectivas datas, assim, você já deixa tudo planejado e não sofre nenhum imprevisto.

  1. Lance a campanha na hora certa

Em alguns casos, a época do ano pode significar a diferença entre um projeto de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se você está arrecadando fundos para lançar um produto que seria um ótimo presente de Natal, certifique-se de lança-la cedo o suficiente para dar tempo de o produto estar pronto até o dia 25.

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