Já é certo que o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, se tornou a forma mais rápida e prática de arrecadar fundos para tirar uma ideia do papel. Artistas, esportistas, projetos sociais, causas animais, entre outros, já se beneficiaram com o modelo de economia colaborativa.
Por isso, separamos algumas dicas para fazer com que sua campanha de crowdfunding seja um sucesso!
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Pesquise cases antigos
A investigação é fundamental para qualquer campanha de captação de recursos. Criar um plano de captação sem ao menos saber o que funciona ou não em sua categoria e com seu público pode levar à decepção e desperdício de tempo.
Busque projetos anteriores, bem sucedidos e não. Pergunte aos seus amigos, familiares e seu público-alvo o que eles pensam sobre o seu projeto e certifique-se de incluir o seu feedback.
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Escolha uma plataforma
O Brasil já conta com diversas plataformas de crowdfunding, cada uma com suas peculiaridades. Procure aquela que melhor atenderá suas expectativas. Se você for novato no assunto, garanta que a plataforma de sua escolha te dará o auxílio necessário durante o processo. A Kickante, oferecem assessoria de imprensa e uma equipe de marketing à sua disposição.
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Defina seu objetivo e deixe-o claro na descrição
As pessoas podem desistir de se comprometer com a sua campanha se eles não entenderem exatamente o que você está fazendo. Grande parte das descrições de campanha são redigidas a partir do ponto de vista do criador, mas garanta que outras pessoas entenderão sua proposta ao entrar na página.
Foque no objetivo da sua campanha e responda questões como: qual a importância das contribuições, o que você vai viabilizar com o dinheiro arrecadado, qual é o seu objetivo com essa captação de fundos e o que o contribuidor ganhará ao te ajudar.
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Tenha uma história convincente
Interesse humano é um grande fator de atração das pessoas para o crowdfunding. As pessoas querem saber quem você é. Existem milhares de campanhas ativas com as quais eles podem contribuir, mas sua história e trajetória são somente suas. Use-as ao seu favor.
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Defina uma meta realista
Estude seu orçamento e inclua todos os gastos do processo de viabilização da ideia. Porém, mantenha a meta realista e nunca peça mais do que o necessário. Se sua campanha tiver uma meta incompatível com seu projeto, são grandes as chances de você se decepcionar com o resultado.
Projetos bacanas com metas realistas frequentemente arrecadam uma quantia muito maior do que a planejada inicialmente. Se achar necessário, exponha o orçamento ao público para que eles entendam o porquê de a meta ser aquela.
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Ofereça recompensas atrativas
O crowdfunding é ótimo porque dá às pessoas a chance de colaborar com a realização do projeto e ser recompensado por isso. Se você arrecada fundos para desenvolver um produto ou serviço, nada mais justo do que oferecê-los em primeira mão para seus contribuidores.
As recompensas não precisam, necessariamente, ser um produto físico. Você pode proporcionar uma experiência única, que o contribuidor não consegue comprar em nenhum outro lugar.
Certifique-se de que suas recompensas são atrativas e divertidas. Defina preços justos e esteja aberto à ajustes se você perceber que algumas recompensas estão dando mais retorno do que outras.
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Certifique-se de que sua campanha é atraente
Separar um tempo para deixar sua página visualmente agradável, limpa e organizada pode impressionar os contribuidores e fazê-los ficar em sua campanha por mais tempo – e possivelmente contribuir.
Estímulos visuais são sempre bem-vindos. Seu texto deve ser claro e direto e, se possível, contar com imagens e/ou vídeos que ilustrem o que está escrito. Filmar e editar um vídeo pode ser a parte mais demorada da sua campanha de crowdfunding mas o resultado é sempre recompensador. O vídeo deve ser curto, direto ao ponto e mostrar sua personalidade – as pessoas tendem a contribuir mais quando se sentem mais próximas do criador da campanha.
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Mantenha contato com seu público
As campanhas com mais atualizações e comentários são, normalmente, as mais visitadas. Isso porque o público sente mais credibilidade quando um criador mantém os fãs atualizados. Além disso, atrai novos contribuidores, chama a atenção da imprensa e dá aos contribuidores uma razão para continuar falando sobre seu projeto.
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Abuse das redes sociais
Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você de acordo com onde está seu público e foque nelas. Veja em qual rede você possui um maior público ou maior engajamento. Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo. No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência. É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.
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Procure influenciadores da sua categoria
Faça uma pesquisa sobre os principais sites, blogs e pessoas envolvidas com o tema da sua campanha e tente contatá-los. Escreva um artigo ou press release e apresente a eles seu projeto. É uma via de mão dupla: você ganha mais visibilidade e dá para eles um conteúdo para falarem sobre.
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Mantenha-se organizado
Fazer um plano de marketing para sua campanha de crowdfunding é uma boa maneira de não ficar sobrecarregado durante o período em que ela estiver no ar. Faça um cronograma com as ações e estratégias e suas respectivas datas, assim, você já deixa tudo planejado e não sofre nenhum imprevisto.
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Lance a campanha na hora certa
Em alguns casos, a época do ano pode significar a diferença entre um projeto de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se você está arrecadando fundos para lançar um produto que seria um ótimo presente de Natal, certifique-se de lança-la cedo o suficiente para dar tempo de o produto estar pronto até o dia 25.