Quando você vê vaquinhas online bem sucedidas, pode pensar que foi sem esforço, quase como mágica, mas só se você estiver assistindo de longe porque, na verdade, a arrecadação online exige muita dedicação. E as mídias sociais têm um papel fundamental neste sucesso.

Lançar uma vaquinha online exige persistência e também muita ansiedade. Verifique se todos os seus amigos contribuíram. Se ainda não, peça novamente, novamente e novamente, até contribuírem. Envie e-mails para seus familiares, amigos e contatos. Acesse diariamente a página de sua campanha e veja se há mais contribuições. Fique obsessivo pelo sucesso!

Porém, há algumas dicas que facilitarão o gerenciamento e divulgação de sua vaquinha online nas mídias sociais. Veja abaixo.

1. Monte seu plano de divulgação antes do lançamento da vaquinha online

Todo o planejamento de divulgação deve ser pensado antes do lançamento. Toda a sua estratégia de divulgação deverá estar finalizada no dia do lançamento. Analise a sua vaquinha: será que seus contribuidores em potencial estão no Facebook, Twitter, Instagram, Blogs..? Seja criativo!

No Brasil, o líder absoluto em acessos é o Facebook. Por isso, considere estar sempre presente nesta mídia social, seja fazendo uma fan page para sua vaquinha ou divulgando através de perfis de amigos. Crie um plano diário de quantos posts em cada mídia social e siga este plano até o fim da campanha. Não desista nunca!

Por que você precisa estar nas mídias sociais?

Simples! Se você quer impactar o maior número de pessoas e fazer muito barulho sobre a sua vaquinha, você precisa estar presente nas mídias sociais. Não adianta ter uma ótima campanha, um belo projeto, se você não conseguir disseminar sobre a sua ideia. As campanhas bem sucedidas foram amplamente divulgadas nas mídias sociais.

Posso começar uma vaquinha online sem uma base sólida nas mídias sociais?

Sim, você pode. Mas, possivelmente, não terá tanto sucesso. Muitos criadores acham que basta lançar a sua campanha e a plataforma da vaquinha se encarregará de “encontrar” os contribuidores. Mas, não é asssim.

Vaquinhas de sucesso arrecadam mais de duas ou três vezes a sua meta, principalmente, porque os criadores trabalham muito duro para se conectar com as pessoas mais interessadas em seu assunto antes do lançamento de sua campanha. Como grupos do Facebook, Blogs do nicho, perfis no Twitter…

2. Não dependa somente dos seus contatos pessoais

Geralmente, os 30% iniciais da meta vêm de seus familiares, amigos, contatos de negócios. Mas, você não pode depender só destas contribuições. Estudos mostram que grande parte das contribuições de vaquinhas de sucesso vêm de pessoas que nem conhecem o criador da campanha e pertencem aos mais diversos locais. Por isso, não jogue toda a responsabilidade de arrecadação em cima de seus amigos.

Para vaquinhas online de causas pessoais como arrecadar dinheiro para tratamentos de saúde, casamento, formatura, causas animais, pode ser que somente o perfil pessoal do Facebook seja necessário.

Imagem da vaquinha Hospitais Veterinários
Divulgação da vaquinha Hospitais Veterinários Gratuitos

Mas, caso pretenda continuar a divulgação após a campanha, como é o caso de cineastas, escritores e cartunistas, é aconselhável criar uma fan page. Desta forma, poderá manter seus contribuidores e seguidores sempre informados, criar outra vaquinha e solicitar a contribuições de pessoas realmente engajadas com a sua causa – e terá mais chances de chegar ao sucesso.

imagem da vaquinha Lei Lucas

3. Divulgue e Apareça!

Não basta ter uma vaquinha online para uma ideia incrível, uma mochila que vira skate, um drone científico, se você não divulgá-lo. Como dito, os sites de vaquinha viabilizam a criação da campanha e processo de bancário para a arrecadação de dinheiro, mas você deve ir atrás de contribuição, você deve divulgar a vaquinha.

Imagem da divulgação da vaquinha Scarlet Peace

Mesmo marcas (e também pessoas) consolidadas e confiáveis como Greenpeace, Maurren Maggi e Leila Pinheiro precisaram divulgar a arduamente sua campanha. Mas, se você ainda não é conhecida, não tem problema. Basta ter uma boa ideia e saber divulgá-la.

4. Escolha a mídias sociais perfeitas… para a sua vaquinha!

Muitas vezes, é necessário uma equipe para dividir as tarefas. Uma pessoa divulga nas mídias sociais, a outra manda emails, outra cuida da página da campanha…

Para minimizar o trabalho e aumentar as chances de sucesso, escolha estar presente somente nas mídias sociais em que o seu público está. Não adianta pensar em criar perfis no Instagram, Google Plus, se o seu público está no Twitter, por exemplo.

Também pense qual plataforma será mais fácil de gerenciar. Divulgações no Facebook, muitas vezes, são feitas com imagens. Mas, será que você terá tempo para criá-las ou será melhor usar o Twitter, pois você pode colocar somente texto?

Por exemplo, se você é um cineasta, é mais recomendado utilizar o Youtube para postar seus vídeos e também interagir com os profissionais da área. Se a sua vaquinha online é de moda ou decoração, você precisa estar no Instagram. Se pensa em postar diversas fotografias sobre seu projeto, expor seu portfólio, por exemplo, o Pinterest é mais recomendado. Não há nenhum plano definido, nenhuma receita de bolo para a sua divulgação; esteja onde o seu público está 😉

5. Concentre-se na mensagem e não em viralizar

Quem não quer ter um vídeo viral? Afinal, está é a mina de ouro que várias agências de publicidade sonham em conseguir para seus clientes.

Mas, para a sua vaquinha, esqueça tudo isso e foque na mensagem que você quer transmitir. Foque em ser o mais claro e objetivo sobre o seu projeto. Não precisa fazer uma super produção, pode ser com a camêra de celular (desde que não haja barulho e seja em um bom local).

Veja o vídeo da Ana Machado, da vaquinha online Colaborem para meu treinamento na Coreia.

Fale sobre você, sobre o seu projeto e o que fará com o dinheiro que arrecadar. Lembre-se, campanhas com vídeos arrecadam muito mais. Por isso, faça logo o seu!

6. Não peça dinheiro, mude a abordagem 🙂

Durante o evento Doc U em crowdfunding pelo Documentary Association International, foi dito: “Se você está pedindo dinheiro, você está fazendo errado.” E isto é verdade, pedir dinheiro assusta as pessoas. Não fale isso, nunca. Seja mais leve, diga:

“Faça o bem agora. Clique aqui”

“Com apenas 5 reais, você mata a fome de uma criança. Clique ”

“Quem pode me ajudar a ir para as Olimpíadas? Clique aqui ”

imagem da vaquinha sobre dívida com canil

Muitas pessoas também contribuem porque sabem que vão ganhar algo legal em troca. Se você tem boas recompensas em sua vaquinha online, informe em suas divulgações. Para as ONGs, é comum usar o senso de urgência: “Você pode mudar transformar uma vida. Clique”. Já os atletas, focam em resultado: “Eu me comprometo a me esforçar ao máximo para representar muito bem o Brasil. Mas para isso preciso da sua ajuda.”

Pense em diversas formas de divulgar a sua vaquinha online. Peça retweets, compartilhamentos, curtir. Quanto mais pessoas virem sobre sua campanha melhor.

7. Sua vaquinha online terminou? É hora de agradecer!

Informe seus contribuidores o status de sua vaquinha: se você bateu a meta, o que fará com o dinheiro; se você não bateu a meta e sua campanha for flexível (onde você leva o que arrecadar, independente de bater a meta), o que fará com as contribuições, conseguirá finalizar seu projeto mesmo sem ter todo o dinheiro?

É importante deixar seus contribuidores a par de tudo o que acontece, mesmo após a vaquinha finalizada. Informe-os sobre o envio das recompensas (se houver), as etapas de tratamentos, produção do produto, sobre a gravação de seu filme, a criação de games… Seus contribuidores precisam e, com certeza, querem fazer parte da realização de seu sonho ou projeto.

Planeje a divulgação antes mesmo de lançar a sua vaquinha. Desta forma, você conseguirá manter consistência e terá mais sucesso!