A captação de fundos em si é só uma das muitas razões pelas quais alguém com uma ideia boa deve considerar a criação de uma campanha de crowdfunding. Os criadores de projetos bem sucedidos concordam que os benefícios são diretamente proporcionais ao que você põe na campanha – tempo, empenho, persistência e outros.
Claro que arrecadar o dinheiro necessário para tirar seu projeto do papel é importante, mas também existem outros benefícios menos tangíveis de uma campanha de crowdfunding. Se você é um empresário, pode conquistar clientes em potencial, acordos de licenciamento, investimentos, novas parcerias, e até mesmo grandes aquisições.
O processo começa com descobrir se suas mensagens estão atingindo as pessoas e como conectá-las ao seu projeto antes mesmo de arrecadar fundos para viabilizá-lo. Separamos algumas dicas que todo empresário deve considerar ao criar uma campanha de crowdfunding.
Contar sua história
Criar uma campanha de crowdfunding vai exigir que você seja conciso, direto e, idealmente, emocional ao contar sua história e transmitir sua mensagem. Produzir um bom vídeo e estruturar a descrição da sua campanha vai obrigá-lo a rever toda sua trajetória e, assim, você pode contá-la da maneira mais atrativa ao público da sua campanha.
Construir a imagem da sua marca
A sua campanha será uma porta de entrada para aqueles que ainda não conhecem sua empresa. Os seus contribuidores vão falar sobre sua marca e, geralmente, vão te dar algum feedback do que ainda pode melhorar. Uma campanha de crowdfunding é um grande canal para a construção de visibilidade para sua marca e história.
Testar o mercado
Crowdfunding é um modelo de economia de baixo custo e baixo risco e, por isso, também é uma excelente maneira de testar seu produto no mercado. Você pode usar a campanha para analisar dados demográficos daqueles que estão interessados em seu produto, avaliar quem são, por que eles estão interessados, o quanto eles estão dispostos, etc. É uma oportunidade para testar e otimizar partes de sua página de campanha para as diferentes mensagens de marketing para o aumento das taxas de conversão.
Receber feedback
Se você oferece um produto, a primeira versão dele, muito provavelmente, ainda deve ser muito aperfeiçoada. Através do crowdfunding, os clientes em potencial podem analisar seu produto ou serviço e propor soluções ou melhorias. Use as mídias sociais para solicitar o feedback e esteja preparado para as críticas construtivas – elas serão muito uteis. Assim, quando seu projeto foi viabilizado você pode oferecê-los a melhor versão.
Uma empresa que tem feito campanhas de crowdfunding para validar produtos é a Sony. Segundo a empresa “Captação de fundos não é o ponto aqui”, disse um porta-voz da Sony. Crowdfunding nos ajuda a recolher o feedback dos early adopters antes dos produtos irem para mercado (early adopters são usuários que gostam de testar novidades assim que são lançadas, pode ser uma rede social ou produto de tecnologia, por exemplo).”
Construir uma comunidade
Construir uma base leal de apoiadores e levá-los a apoiar cada movimento seu é um trunfo inestimável ao longo do tempo. Essa base de contatos vai viver com a sua empresa pós campanha continuarão a te apoiar na forma de feedback e promoção. Construir uma base de clientes é tão importante quanto a captação de fundos em si.
Criar novos contatos
Além de encontrar apoiadores que acreditam em seu produto e equipe, o crowdfunding pode ajudar sua empresa a chegar ao próximo nível ao conectá-lo com parceiros, investidores, especialistas e outras pessoas que você pode não ter sido capaz de contatar anteriormente.
Os investidores institucionais estão agora monitorando campanhas de crowdfunding para encontrar projetos interessantes e manter controle sobre aqueles que estão construindo tração. O crowdfunding é uma ótima maneira de construir credibilidade e alcançar aqueles que você não teria considerado contatar antes.
Aceitar os resultados – sejam eles positivos ou não
Em última análise, o crowdfunding é uma ótima maneira de apresentar seu produto para o mundo, testar o mercado, obter feedback, configurações de trabalho de teste e colocar você em contato com os parceiros inesperados. Outro benefício é que ele ajuda você a descobrir qual parte de sua mensagem ou produto não está funcionando, de forma que você possa solucionar os problemas ou começar de novo.