Você decidiu tirar sua ideia da gaveta através de uma vakinha online, mas agora está encontrando dificuldades sobre como calcular a meta exata da sua campanha? Saiba que essa dúvida não é só sua! Muitas pessoas ficam sem saber o que deve ser levado em consideração nesse momento. Entretanto, definir sua meta de arrecadação é um passo importantíssimo para uma campanha de sucesso. Vem conferir dicas preciosas que vão te ajudar a fazer esse cálculo da maneira correta!
Criar uma vakinha online de sucesso é o objetivo de todos que precisam arrecadar recursos para seus projetos. No entanto, não existe uma fórmula mágica. As campanhas bem-sucedidas são construídas através de uma série de aspectos, como: estruturar bem o seu projeto, explicar sua ideia de forma clara e convincente, se dedicar com afinco ao período de divulgação e, claro, construir uma meta de arrecadação realista e bem fundamentada.
Por isso, separamos algumas informações necessárias para você acertar em cheio na hora de calcular esse valor. Para facilitar sua leitura, é só conferir no Guia de Navegação abaixo os tópicos que vamos abordar neste texto e, se preferir, ir direto ao assunto do seu interesse! Prontos para começar?
Por que criar uma vakinha online?
Como saber se o meu projeto pode ter sucesso em uma campanha de arrecadação?
Por que a meta de arrecadação é importante para uma vakinha online bem sucedida?
O que preciso saber antes de calcular minha meta?
Quais custos devem ser incluídos na meta da minha vakinha online?
É possível calcular quantos doadores eu preciso atingir para bater minha meta?
Como a divulgação ajuda a bater sua meta?
A importância da duas primeiras semanas de campanha
Vantagens da Kickante para fazer sua vakinha online
Como criar uma vakinha online na Kickante?
Por que criar uma vakinha online?
Existem inúmeros projetos, ideias ou causas que podem te levar a optar por criar uma campanha de arrecadação. A realidade é que a vakinha online surgiu para transformar de vez o acesso ao crédito, permitindo que milhares de pessoas ao redor do mundo pudessem correr atrás dos seus sonhos, sem depender de ter nascido rico ou do apoio de grandes instituições financeiras.
Antes das vaquinhas, as pessoas precisavam buscar patrocinadores para suas ideias, tentar a sorte através de leis de incentivo ou mesmo buscar empréstimos bancários. Esse último, além de não estar disponível para qualquer pessoa, ainda vem acompanhado de uma imensa dívida, por conta da taxa de juros.
Por isso, criar uma vakinha online é uma maneira moderna e inteligente de levar adiante seus sonhos e ideias!
Como saber se o meu projeto pode ter sucesso em uma campanha de arrecadação?
Se você navegar pelas vaquinhas da Kickante vai perceber que elas são muito diversas entre si. Isso acontece porque a plataforma não trabalha com curadoria de campanhas. Ou seja, na Kickante, todos os projetos podem ter o espaço que precisam para arrecadar recursos financeiros.
Pensando nisso, fica claro que o sucesso da sua vakinha online está muito mais relacionado com a maneira que você estrutura e divulga a sua campanha do que com o “tipo” de projeto em si. Se você tem uma ideia lícita e está disposto a se dedicar para conseguir o dinheiro que precisa, sua campanha pode sim ser um grande sucesso!
Por que a meta de arrecadação é importante para uma vakinha online bem sucedida?
Essa é uma questão interessante! Muitas pessoas não sabem, mas a meta definida para sua vakinha online tem um impacto direto no bom resultado (ou não) da sua campanha. Acontece que ao definir esse valor é muito importante que ele seja coerente em relação ao seu projeto. Nossa dica é que esse valor seja equivalente ao mínimo necessário para conseguir realizar sua ideia!
Você não precisa se preocupar, porque é possível ultrapassar a meta estipulada e muitas vaquinhas acabam fazendo isso. No entanto, colocar um valor alto demais sem um embasamento, pode afastar os doadores e prejudicar o desempenho da sua vakinha online.
Isso acontece por dois motivos principais, ou porque as pessoas sentem que o valor que elas possuem disponível para contribuir é muito pequeno em relação ao objetivo e, por isso, não fará diferença no montante. Ou mesmo porque podem duvidar da credibilidade do projeto, caso a meta estipulada seja incoerente com a ideia em si. Sendo assim, utilize sempre uma meta de arrecadação realista!
O que preciso saber antes de calcular minha meta?
A primeira coisa, sem dúvida, é conhecer muito bem o seu projeto e fazer um levantamento de custos, antes de criar sua vakinha online. Uma meta realista, ajuda a te manter motivado no propósito de atingi-la, o que é crucial para a sua campanha.
Além disso, existem dois tipos diferentes de campanhas na Kickante e conhecê-las melhor é uma boa estratégia antes de definir a meta de arrecadação e o modelo que melhor atende sua vakinha online. Entenda como funcionam as campanhas Flexível ou Tudo ou Nada:
- Flexível: nesse caso, você define uma meta para arrecadação da sua vakinha online, porém independente de atingir ou não o valor estipulado, você recebe a quantia que foi arrecadada. Esse modelo é indicado para projetos que podem se beneficiar de qualquer montante financeiro.
- Tudo ou Nada: nesse caso, você só recebe o dinheiro, se ele atingir (ou ultrapassar) a meta estipulada. Essa opção de vakinha online é indicada para projetos que dependem de um valor específico para se concretizarem, como a compra de um terreno ou a produção de um produto, por exemplo. Nesse caso, se a meta não for batida, os valores todos serão devolvidos aos contribuintes.
Campanhas com Assinaturas
ONGs, Instituições e projetos contínuos também podem optar pelas campanhas de arrecadação recorrentes. Nesse caso, a contribuição funciona basicamente como uma assinatura. Os criadores escolhem os valores e opções de periodicidade e as pessoas decidem como querem contribuir. Se optarem pela assinatura, elas serão cobradas de acordo com a opção escolhida (mensal, trimestral, semestral…) ajudando na continuidade e manutenção dessa iniciativa
Quais custos devem ser incluídos na meta da minha vakinha online?
Para definir uma meta realista para sua vakinha online, é preciso considerar todos os custos envolvidos na sua campanha. Por isso, antes de estipular o valor final, leve em consideração os seguintes passos:
- Faça um levantamento de todos os custos envolvidos na execução da sua ideia. Para isso, considere valores de produção, faça orçamentos prévios, avalie fornecedores (quando for o caso) e conheça todas as etapas do seu projeto;
- Inclua todos os valores envolvidos na produção e envio das recompensas, afinal essa etapa é de responsabilidade exclusiva do criador da campanha;
- Considere a taxa administrativa do site;
- Informe-se sobre custos de impostos (os impostos não se aplicam a todos os casos, por isso, é importante o criador da campanha se informe melhor sobre o tema no site da Receita).
Depois de avaliar todos esses itens e chegar ao valor líquido da sua arrecadação, recomendamos sempre calcular uma margem a mais no orçamento, para cobrir eventuais imprevistos nos custos de produção (cerca de 15% a mais).
É possível calcular quantos doadores eu preciso atingir para bater minha meta?
Não é possível fazer esse cálculo de maneira exata porque existem diferentes valores possíveis para doações. No entanto, você pode traçar uma média para fazer uma estimativa. Imaginar uma quantas pessoas você precisa convencer a doarem para sua ideia é uma forma interessante de se manter motivado e traçar metas diárias de conversão!
Para fazer essa conta, imagine que 30% do valor arrecadado na sua vakinha online, geralmente, vem de amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, pessoas que já conhecem você de alguma forma. Os outros 70% virão de novos contatos que você vai atingir através da divulgação da sua campanha.
Agora divida o total da sua meta pelo valor da sua principal recompensa (se a sua vakinha online não tiver uma recompensa, considere uma média de 45 reais para fazer esse cálculo). O resultado dessa conta é uma estimativa da quantidade de pessoas que você precisa convencer a apoiar sua campanha. Agora me diga: esse número parece possível para você? Quais estratégias podem te ajudar a atingi-lo? Lembre-se que a Kickante estará ao seu lado nesse processo, sempre trazendo as melhores práticas para você chegar ao seu objetivo!
Como a divulgação ajuda a bater sua meta?
Pensa comigo: se, em média, 70% da arrecadação da sua vakinha online virá de pessoas que não conhecem você, é muito importante investir na divulgação para que o seu projeto chegue até elas! Por isso, a orientação é que você desenvolva um plano de marketing e divulgue a sua vaquinha (de diferentes formas, como redes sociais, app de mensagens e e-mails), todos os dias, até o final do tempo estipulado para a sua campanha.
Vale lembrar, que mesmo com muitos seguidores, as redes sociais não entregam os posts para todas as contas que te acompanham. Ou seja, fazer um único post acreditando que é o suficiente, é um tiro no pé! Afinal, o alcance das redes sociais para conteúdos não patrocinados está cada vez mais reduzido.
Por isso, a melhor maneira de driblar esse problema é aumentar a frequência de postagens. A regularidade na produção de conteúdo na redes sociais vai melhorar o alcance das suas publicações. Além disso, insistir em postagens relacionadas com a sua campanha, garantem que o seu conteúdo de fato seja entregue para os seus seguidores e também para demais doadores em potencial.
Confira na tabela abaixo uma média de quantos contribuidores são necessários de acordo com a meta da sua vakinha online. Essa imagem foi retirada do Ebook Passo a Passo para uma Campanha de Financiamento Coletivo de Sucesso. Esse e outros conteúdos- gratuitos e exclusivos – podem ser encontrados no site da Kickante.
A importância da duas primeiras semanas de campanha
Você sabia que as duas primeiras semanas da sua vakinha online são fundamentais para o bom desempenho dessa campanha? As análises da Kickante revelam que vaquinhas que atingem 30% da sua meta nos primeiros 15 dias têm maiores chances de conseguir chegar (ou até ultrapassar) os 100% de arrecadação.
Vale lembrar que existe um motivo por trás disso: atingir os 30% ajuda no poder de maximização da sua divulgação, acarretando em uma onda de contribuições para a sua campanha. Por isso, nossa dica é começar com foco total no compartilhamento da campanha entre amigos e familiares, pois esse movimento vai te ajudar a atingir com maior facilidade esse primeiro objetivo!
Vantagens da Kickante para fazer sua vakinha online
Antes de criar a sua vakinha online, é importante analisar as plataformas disponíveis no mercado e escolher com atenção a melhor alternativa para lançar seu projeto. Pode até parecer pouco importante, mas optar pelo melhor site para fazer sua vaquinha, é o diferencial que você precisa para ter uma campanha bem-sucedida! Aproveita para conferir algumas das principais vantagens da Kickante, a plataforma dos maiores recordes da América Latina:
- Menor taxa administrativa do mercado, ou seja, aqui sua vakinha online rende mais!
- Opções facilitadas para pagamento das doações, que podem ser pagas via pix, boleto bancário ou cartão de crédito (com parcelamento em até 12x).
- Valor mínimo para doações de apenas R$ 5,00.
- Segurança e credibilidade de quem está há quase uma década atuando de forma pioneira com financiamento coletivo no Brasil e no mundo.
- Única plataforma do país premiada internacionalmente pelo seu trabalho.
- Tecnologia de ponta e atendimento humanizado.
- Facilidade da hora de sacar o seu dinheiro e total transparência nas doações recebidas, que podem ser monitoradas através de um painel de controle simples e sem mistérios.
- Burocracia zero: é muito fácil lançar sua vakinha online na Kickante.
Como criar uma vakinha online na Kickante?
Criar uma vakinha online na Kickante é muito simples, gratuito e demora menos de 5 minutos! Afinal, a ideia da Kickante é ser o menos burocrática possível, garantindo que seja simples lançar uma vaquinha virtual, assim como navegar no site ou contribuir financeiramente para um projeto.
Para começar, acesse o site da Kickante e clique no ícone “Criar conta/Entrar”, localizado na parte superior da tela. Crie sua conta de forma rápida, apenas com um e-mail e senha de acesso ou, se preferir, use o Facebook para fazer seu login.
Agora, já logado na sua nova conta, clique no botão verde “Criar Campanha” e siga o passo a passo que aparece na plataforma. Basta responder ao questionário, com 10 perguntas objetivas, para definir todos os detalhes importantes da sua vakinha online, como tempo de duração, meta de arrecadação, categoria, tipo de campanha etc!
Viu como é simples dar o primeiro passo para realizar seus sonhos? Agora chegou a sua vez: pronto para criar sua vakinha online na Kickante?