Já é certo que a vaquinha virtual, também chamada de crowdfunding, se tornou a forma mais rápida e prática de arrecadar dinheiro para tirar uma ideia do papel. Artistas, esportistas, projetos sociais, causas animais, entre outros, já se beneficiaram com o modelo de economia colaborativa.

Por isso, separamos algumas dicas para fazer com que sua vaquinha virtual seja um sucesso!

Pesquise outras vaquinhas virtuais

A investigação é fundamental para qualquer vaquinha.

Busque vaquinhas já criadas, bem sucedidas e não. Pergunte aos seus amigos, familiares e seu público-alvo o que eles pensam sobre a sua ideia ou sonho.

Escolha um site de vaquinha

Uma dica importante é escolher um site que lhe dará todo o suporte (desde o planejamento até a finalização da vaquinha).

A Kickante, por exemplo, auxilia não só a criar a sua vaquinha, mas também ensina marketing digital – para que você possa divulgá-la nas mídias sociais, email e outros canais. Desta forma, você impacta mais pessoas e possui mais sucesso.

Defina o objetivo de sua vaquinha virtual e deixe-o claro na descrição

As pessoas podem desistir de se comprometer com a sua vaquinha se eles não entenderem exatamente o que você está fazendo. Grande parte das descrições das vaquinhas (o texto que será exibido no box da vaquinha e divulgado nas mídias sociais quando compartilharem seu link) são redigidas a partir do ponto de vista do criador, mas garanta que outras pessoas entenderão sua proposta ao entrar na página.

Foque no objetivo de sua vaquinha virtual e responda questões como: qual a importância das contribuições, o que você vai viabilizar com o dinheiro arrecadado, qual é o seu objetivo com essa captação de fundos e o que o contribuidor ganhará ao te ajudar.

Tenha uma história convincente

Interesse humano é um grande fator de atração das pessoas para a vaquinha virtual. As pessoas querem saber quem você é. Existem milhares de vaquinhas virtuais ativas com as quais eles podem contribuir, mas sua história e trajetória são somente suas. Use-as ao seu favor.

Assista o vídeo e entenda por que as pessoas doam:

Defina uma meta realista para a sua vaquinha

Estude seu orçamento e inclua todos os gastos para a sua causa. Porém, mantenha a meta realista e nunca peça mais do que o necessário. Se sua vaquinha tiver uma meta incompatível com a sua causa, são grandes as chances de você se decepcionar com o resultado.

Causas bacanas com metas realistas frequentemente ultrapassam a meta planejada inicialmente. Se achar necessário, exponha o orçamento ao público para que eles entendam o porquê de a meta ser aquela.

No artigo Como calcular a Meta de seu Crowdfunding, você encontra mais dicas!

Ofereça recompensas atrativas (não é obrigatório)

As recompensas não precisam, necessariamente, ser um produto físico. Você pode proporcionar uma experiência única, como um Skype, um certificado, post na mídia social do contribuidor, foto autografada…

Certifique-se de que suas recompensas são atrativas e divertidas. Defina valores de contribuição justos e esteja aberto à ajustes, se você perceber que algumas recompensas estão dando mais retorno do que outras. Veja o exemplo das recompensas da vaquinha online para angariar fundos para o tratamento de animais:

imagem sobre os valores de recompensa da vaquinha online

Certifique-se de que sua vaquinha virtual é atraente

Separar um tempo para deixar sua página visualmente agradável, limpa e organizada pode impressionar os contribuidores e fazê-los ficar em sua vaquinha por mais tempo – e possivelmente contribuir.

imagem sobre uma vaquinha para financiar dívidas de um canil

Estímulos visuais são sempre bem-vindos. Seu texto deve ser claro e direto e, se possível, contar com imagens e/ou vídeos que ilustrem o que está escrito. Mas, não precisa ser um vídeo com muitos recursos.

Pode ser uma gravação feita com um celular. Porém, deve ser curto, direto ao ponto e mostrar sua personalidade – as pessoas tendem a contribuir mais quando se sentem mais próximas do criador da vaquinha.

Mantenha contato com seu público

As vaquinhas virtuais com mais atualizações e comentários são, normalmente, as mais visitadas. Isso porque o público sente mais credibilidade quando um criador mantém os contribuidores e seguidores atualizados.

Além disso, desta forma, você atrai novos contribuidores, chama a atenção da imprensa e dá aos contribuidores uma razão para continuar falando sobre seu projeto.

Uma dica é que atualizando o mini blog de sua vaquinha, todos os contribuidores e seguidores serão notificados por email. Quem ainda não contribuiu, receberá a sua atualiazação e poderá se motivar a doar.

Veja abaixo como funciona o Mini Blog:

Abuse das redes sociais

Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores de acordo com onde está seu público e foque nelas.

Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo. No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência.

post no facebook da vaquinha do Cascavel Olympians

É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento.

Procure influenciadores da sua categoria

Faça uma pesquisa sobre os principais sites, blogs e pessoas envolvidas com o tema da sua vaquinha virtual e tente contatá-los. Mande mensagem, escreva um artigo ou press release e apresente a eles sua vaquinha. É uma via de mão dupla: você ganha mais visibilidade e dá para eles um conteúdo para falarem sobre.

Mantenha-se organizado

Fazer um plano de marketing para sua vaquinha virtual é uma boa maneira de não ficar sobrecarregado durante o período em que ela estiver no ar. Faça um cronograma com as ações e estratégias e suas respectivas datas, assim, você já deixa tudo planejado e não sofre nenhum imprevisto.

Lance a vaquinha virtual na hora certa

Em alguns casos, a época do ano pode significar a diferença entre uma arrecadação de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se você está arrecadando dinheiro para lançar um produto que seria um ótimo presente de Natal, certifique-se de lança-la cedo o suficiente para dar tempo de o produto estar pronto até o dia 25.

Imagem da vaquinha Calendário Médicos Sem Fronteiras - 2018
Imagem da vaquinha Calendário Médicos Sem Fronteiras – 2018

Seguindo estes passos, tenho certeza que a sua vaquinha online será um sucesso!

Faça já a sua e arrecade dinheiro para seus sonhos e projetos.

E, se ainda tem dúvidas, envie uma mensagem para falecom@kickante.com.br e responderemos em até 24h.