Então, você tem uma boa ideia ou projeto e quer transformá-lo em realidade através do financiamento coletivo?
Preparamos um check list com os itens que você deve levar em consideração ao criar uma campanha. Confira! 😉
Título da Campanha de Financiamento Coletivo
Pense com atenção no título de sua campanha, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página da campanha, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de “vender” a sua campanha rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.
Recompensas da Campanha
Recompensas são o diferencial de sua campanha de financiamento coletivo e, muitas vezes, são determinantes para o sucesso de uma campanha. Pense em algo criativo e generoso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).
Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.
Texto e Layout da Campanha de Financiamento Coletivo
É hora de criar um super texto para defender o seu projeto. Você deve explicar porque o seu projeto é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua campanha for flexível (onde você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.
Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás do projeto, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua campanha de financiamento coletivo. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!
Mídias Sociais
As mídias sociais são fundamentais para a sua campanha. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.
Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.
Prazo da Campanha
Estabeleça um prazo para a sua campanha de financiamento coletivo. Geralmente, as plataformas de crowdfunding possuem o prazo máximo de 60 dias.
Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua campanha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar “ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir” e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto e quanto precisa arrecadar.
Meta da Campanha
Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para lançar seu projeto. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.
Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:
- Custos para a produção do seu projeto (produzir livros, show, filme…);
- Custos para a produção e envio das recompensas (brindes, itens personalizados, CDs..)
- Inclua sempre também a taxa da administrativa da plataforma de financiamento;
- Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro.
Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar.
Ficou animado? Então, crie a já a sua campanha de financiamento coletivo e realize seus projetos!