Ícone do site Vaquinha Online e Virtual – Central da Vaquinha

5 Vantagens de Publicar um Livro Independente

5-vantagens-publicar-livro-independente-central-da-vaquinha-online

Muitos escritores independentes ainda sofrem com as dificuldades para publicar um livro sem o suporte de uma editora, por outro lado, fazê-lo por conta própria tem seus benefícios.

Quer saber as vantagens de contar com a contribuição de milhares de pessoas e publicar seu livro independente via financiamento coletivo? Continue lendo!

Ah! No fim desse texto deixamos um presente para você, leia até o final e se torne um especialista em publicar livros independentes!

1. Seu projeto só precisa ser aprovado pelos fãs

Escritores independentes nem sempre conseguem chamar a atenção das editoras, que sempre preferem fazer apostas seguras em autores já consagrados. Além disso, dos manuscritos que chegam até os editores, só alguns são aprovados. Ao optar por tornar o processo de publicação independente, o autor não precisa dessa aprovação (mas é sempre legal pedir a opinião dos amigos, mãe, tio, cachorro para saber como vai ser a aceitação do livro pelo público).

2. Você tem liberdade criativa

Escreva sobre o que te interessa: moda, gastronomia, história, ficção ou não ficção. Seguindo nessa linha, você mesmo faz a edição, diagramação, arte e todo o resto exatamente como desejar.

Renato Caleffi, chef de cozinha, e Alexandre Carvalho, publicitário, sentiram a necessidade de escrever um livro sobre gastronomia funcional e orgânica para crianças, para educá-las desde cedo sobre a importância de se alimentar com saúde.

O livro “Achaz no Sítio da Banana Verde” precisava de 10 mil reais para ser publicado e, assim que os autores conseguiram o valor, estenderam a meta para continuar o projeto. Com 40 mil reais podem fazer a série toda com 4 livros, com 80 mil reais, abrir um portal de receitas e, com 150 mil reais, conseguiriam lançar um aplicativo para smartphone. Portanto, o projeto é adaptável para se adequar às necessidades do autor.

3. O dinheiro arrecadado pode ser usado para várias coisas

Escritores independentes, em sua maioria, não tem grana para bancar o processo inteiro. A campanha de financiamento coletivo pode ser para qualquer etapa, desde a produção e impressão dos livros até um lançamento bacana.

Com financiamento coletivo, arrecadar verba para lançar seu livro independente pode ser mais fácil do que imagina!

4. Você pode vender seu livro antes mesmo dele estar pronto

Sim, você pode! Isso chama-se pré-venda. As pessoas contribuem com a campanha adquirindo o produto antes de ser lançado no mercado, então quando sua obra estiver pronta, alguns exemplares já estarão vendidos.

O economista e colunista brasileiro Rodrigo Constantino criou uma campanha para a pré-venda de seu novo livro digital Panaceia, onde as pessoas podem adquiri-lo em primeira mão. Além disso, você mesmo define as recompensas que os contribuidores recebem ao apoiar seu projeto (pode ser agradecimento, um exemplar do livro autografado, convites para o lançamento, etc!).

5. Arrecadar verba é muito rápido e simples

EXTRA: material de apoio para se aprofundar no assunto

Deixamos um presente pra você no final do texto: um material de leitura de apoio complementar que vai te permitir se aprofundar ainda mais no assunto. Você vai entender tudo sobre publicar um livro de forma independente com sucesso! Clique aqui para ler o artigo completo sobre Vaquinha Online para Publicar um Livro!

Quer realizar seu sonho de publicar um livro? Crie já sua campanha!

Sair da versão mobile