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4 Áreas mais Beneficiadas com o Financiamento coletivo

Financiamento coletivo ganhou força e popularidade com a internet por causa da grande capacidade de viralização e, consequentemente, do aumento do potencial de arrecadação da campanha.

Uma grande variedade de ideias puderam ser lançadas graças ao financiamento coletivo. Em fevereiro, a campanha Pebble Time bateu o recorde ao arrecadar mais de 20 milhões de dólares para a produção de um relógio tecnológico. Em outubro de 2014, a empreendedora Bel Pesce também fez história ao arrecadar R$ 889 mil e se tornar a campanha de maior sucesso no Brasil.

Alguns modelos de negócio, no entanto, são bastante beneficiados pelo financiamento coletivo e costumam obter grande sucesso de arrecadação:

1. Criativo

1.1 Literatura

Financiamento coletivo é uma ótima forma de fazer a pré-venda do seu livro e avaliar a aceitação dos usuários antes mesmo de publicá-lo! Pode ser um livro de história infantil, arte, ficção, romance… não importa, financiamento coletivo é uma oportunidade do autor saber se seu livro será um sucesso quando lançado.

O mercado de financiamento coletivo funciona muito bem para a publicação de livros. Normalmente, são criadas campanhas para captar fundos para a produção de livros, revistas e histórias em quadrinhos; captar apoio financeiro para o lançamento e a divulgação da obra; e captar fundos para custear a pesquisa e criação literária.

E, vendendo 200 cópias antecipadas de um livro por R$50,00 via financiamento coletivo, o autor poderá obter o capital que necessita. Desta forma, o livro não passará por edição de terceiros e o autor tem controle total sobre sua obra! Em vez disso, poderá obter idéias diretamente para das pessoas que mais importam: os seus leitores.

Box das campanhas da Editora Simonsen no site Kickante.com.br

Dica: Você pode assistir ao Webinar: Como lançar 3 campanhas de crowdfunding de sucesso em 3 meses oferecido pela Kickante em parceria com a Editora Simonsen.

1.2 Música

Qualquer músico que necessite de grana para a produção de seus projetos pode criar a sua campanha de arrecadação, o que torna o financiamento coletivo para música uma solução cada vez mais procurada.

Funciona da mesma forma do financiamento coletivo para Literatura, é possível fazer a pré-venda de EPs, CDs, DVDs ou ingressos para shows; captar apoio financeiro para a gravação de clipes, documentários e compra de instrumentos; e também captar fundos para viabilizar a divulgação e marketing do projeto e/ou do artista.

É simples, se a sua banda quer gravar um CD ou DVD, ela pode fazer a pré-venda do álbum para os contribuidores; se ela quer gravar um clipe, pode oferecer a participação do contribuidor no clipe ou um agradecimento nas redes sociais em troca do apoio; e se for viabilização de show, poderá oferecer ingressos aos contribuidores. É uma forma da banda avaliar a receptividade e a aceitação do público perante seu trabalho antes mesmo de colocá-lo no ar. Projetos que fazem sucesso em financiamento coletivo também são sucesso quando lançados.

Box de campanhas de música na Kickante, Kickstarter e Indiegogo

2. Inovação

2.1 Produtos Tecnológicos

As mais criativas e diferentes ideias tecnológicas estão surgindo nas plataformas de financiamento coletivo. Até a própria Sony vem criando campanhas de financiamento coletivo para testar a aceitação de determinados produtos antes de produzi-los em larga escala.

Mesh Produto Sony

Mas, as campanhas que obtém mais sucesso são as que disponibilizam uma prévia ou protótipo do produto que será lançado. Os usuários gostam de “ver” o produto funcionando e ficam mais estimulados com isso. Se o produto tiver uma funcionalidade exclusiva então, ai é que viraliza rapidamente. Como foi o caso do relógio Pebble Time que arrecadou 1 milhão de dólares em apenas 30 minutos.

Pense bem em seu projeto antes de criar uma campanha de arrecadação. O público gosta de produtos ou serviços inovadores, algo que eles não encontrem em lojas ou pela internet, tem que ser exclusivo. Ninguém ficará ansioso para adquirir um travesseiro, mas se ele tiver sensores que massageiam a sua cabeça e melhora o seu sono, todo mundo vai querer!

Pebble Time – Um relógio tecnológico, Smartwatch.

3. Empreendedorismo

É através do financiamento coletivo que startups, criadores de jogos, esportistas, entre outras áreas de empreendedorismo estão arrecadando fundos para seus projetos.

3.1 Startups

Se você está querendo abrir um negócio, seja ele um salão de beleza ou uma cafeteria, uma das melhores maneiras de medir o apoio da sua base de futuros clientes é oferecer às pessoas a oportunidade de ajudá-lo a começar. Já pensou avaliar o interesse de seus clientes em potencial antes mesmo de alugar um espaço, fazer obras e contratar funcionários? Esta pode ser uma excelente forma de fazer pesquisa de mercado.

3.2 Criadores de Jogos

Os criadores de jogos também conseguem fazer esta pesquisa de mercado e avaliar a aceitação do público antes de criar uma linha de código ou produzir uma carta do jogo. Esta análise prévia minimiza os custos de produção e logística do produto, pois permite que os criadores façam projeções de quantas unidades de jogos poderão produzir e onde está o público que irá consumir o produto.

Box das campanhas de Games da Kickante, Indiegogo e Kickstarter

3.3 Esportes

O caso de maior repercussão no Brasil foi o da Maurren Maggi que, até fevereiro do ano passado, estava sem patrocínio para as Olimpíadas de 2016 e corria o risco de não participar dos jogos. Mas, graças ao financiamento coletivo, conseguiu arrecadar o valor necessário e já confirmou sua presença nas Olimpíadas!

Depois dela, muitos atletas também criaram suas campanhas para arrecadar fundos para treinos, competições e viagens; apoio financeiro para custear despesas do clube ou do atleta; e para a compra de uniformes e outros recursos utilizados para a prática do esporte.

Foi-se o tempo em que o atleta tinha vergonha de “pedir”. Pelo contrário, ao criar uma campanha e receber todo o apoio do público, os atletas se sentem motivados e com muito mais garra de representar o Brasil e todos que contribuíram com a campanha.

Box de campanhas de Esporte da Kickante e Indiegogo

4. Terceiro Setor

4.1 Organizações não Governamentais

Sem dúvida, o Terceiro Setor é uma das áreas mais beneficiadas pelo financiamento coletivo. Antes, as ONGs dependiam de doações de empresas ou de poucas pessoas físicas com valores altos. Mas, esta nova forma de arrecadação de fundos permitiu que elas pudessem receber doações de milhares de pessoas e de diversos locais do Brasil e do Mundo. Outro benefício do financiamento coletivo para as ONGs é que não há burocracia e é totalmente seguro. Para as novas ONGs, esta é a única forma de arrecadar fundos antes do período de maturação exigido pelo Governo que é de 2 anos.

Muitas ONGs estão criando suas campanhas de financiamento coletivo para captar fundos para viabilizar ações humanitárias, custear a manutenção de abrigos e tratamento de animais; as ONGs também pedem apoio financeiro para o pagamento despesas operacionais; e, por fim, doações para a compra de materiais, equipamentos e meio de transporte para ser utilizado no projeto.

2014 foi um ano de quebra de recordes no financiamento coletivo para o Terceiro Setor quando Médicos Sem Fronteiras arrecadou R$ 142 mil se tornando a maior arrecadação para o Terceiro Setor no Brasil no ano. Meta esta que acaba de ser superada pela campanha Fixando Raízes WimBelemDon! com R$ 158 mil arrecadados até o momento (também pelo site Kickante). Com esse sucesso de arrecadação, a tendência é que em 2015 mais ONGs criem suas campanhas e captem recursos para seus projetos sociais através do financiamento coletivo.

Box de campanhas de ONGs da Kickante

Dica: você pode comparar as plataformas de financiamento coletivo mais relevantes no Brasil no site www.crowdfundingnobrasil.com.br.

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